O Governo de Israel, por meio do seu embaixador no Brasil, Daniel Zonshine, enviou carta ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), onde destaca a importância da visita do chefe do Executivo goiano ao território israelense, principalmente, diz, neste contexto do maior atentado terrorista desde a criação do Estado de Israel. Caiado viajará para o país do Oriente Médio no próximo sábado (16/03), onde permanecerá até dia 21 de março.
“É com grande honra e satisfação que o Governo de Israel o receberá na próxima semana para uma importante visita. Durante sua estadia, o senhor [Ronaldo Caiado] se encontrará com o Primeiro Ministro e a liderança política de Israel”, diz a comunicação assinada pelo embaixador, enviada ao Palácio das Esmeraldas nesta terça-feira (12/03).
A embaixada de Israel informa, ainda, que Caiado terá, além da sua agenda política, a oportunidade de visitar empresas inovadoras, que podem, na avaliação da diplomacia israelense, proporcionar experiências enriquecedoras para promover o diálogo e a colaboração entre Goiás e Israel nas pautas de tecnologia, de economia, de segurança pública, de agronegócio e em outras áreas.
“A visita de Vossa Excelência será uma oportunidade ímpar para estreitar os laços entre Israel e Goiás, explorar possíveis parcerias e conhecer de perto as realizações e o potencial de nosso país”, diz o comunicado do embaixador de Israel, que se encerra com o desejo de Zhoshine de que possa se encontrar pessoalmente com o governador Ronaldo Caiado em terras israelenses.
A visita de Caiado a Israel será a primeira depois que o Governo de Goiás inaugurou o parque “Am Israel Chai” (O povo de Israel vive), uma homenagem às 1,2 mil vítimas do ataque do grupo terrorista Hamas contra o Estado de Israel, ocorrido em 7 de outubro do ano passado.
Durante a solenidade de inauguração do parque, no último dia 28 de fevereiro, Caiado declarou que o gesto também é uma forma de acolher o povo judeu em Goiás. “Aqui em Goiás, a comunidade judaica pode viver em paz. Todos nós buscamos a paz, é o que queremos em nossas vidas”, frisou o governador goiano.