O governador Ronaldo Caiado se reuniu, nesta quinta-feira (7/4), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, com vereadores de 18 cidades. O bate-papo foi o oitavo da série organizada pelo Executivo estadual para ouvir demandas de membros do Legislativo e prestar contas da gestão.
“A experiência de vida é muito importante. O Governo de Goiás não vai usurpar nenhum centavo de qualquer prefeitura. Sem condições de cumprir compromissos anteriores, sofrendo, sem dormir, nunca adquiri ou retirei um centavo. Repassei toda a contrapartida da educação, da saúde, do transporte, da merenda na hora certa. Tanto prefeitos como as Câmaras de Vereadores podem atestar isso. Hoje tenho condições morais de sentar e conversar com vocês”, afirmou Caiado aos presentes.
O chefe do Executivo goiano colocou o trabalho conjunto como fator para elevar a credibilidade da gestão. “Só acredito em um governo quando ele respeita os demais Poderes constituídos. Chegamos até aqui governando em parceria com a Assembleia Legislativa, com deputados, com prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras. Só se cresce um Estado quando existe espírito público, quando a cadeira de um governador não é para fazer negócio. A cadeira é para defender 7,2 milhões de goianos. A maneira honesta não pode ser da boca para fora. Se dá em ações diárias, trabalhando 24 horas para recuperar Goiás e fazer com que o povo volte a acreditar no governo”, pontuou.
“São grandes as ações feitas no nosso município. Se eu for citar aqui, vou ficar muito tempo falando. Quero agradecer pela inauguração do nosso Hospital Marília Mendonça, pelas 50 casas com as quais a cidade foi contemplada”, disse a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Cristianópolis, Fabiane Calliman. “Enquanto falava dos recursos da Educação, minha filha, que é aluna da rede estadual, me mandou um stories aprendendo na aula de matemática com o Chromebook. Agradeço pela transformação nas unidades escolares”, contou o vereador e presidente da Câmara de Caldazinha, Marcelo Ferreira.
Diogo Marçal Machado, parlamentar em Bela Vista de Goiás, expressou que acredita no trabalho atual da gestão do Estado. “Diante de tantos problemas, seja pela pandemia, seja pela forma como pegou o Estado, ver tudo o que aconteceu nos traz esperança”, afirmou ele. “É uma alegria participar deste espaço de diálogo e de escuta. O governador se demonstra bem participante e atuante junto aos municípios”, ressaltou o vereador e presidente da Câmara de Bonfinópolis, Wesley Alves.
“Em 2016, em uma vinda para Goiânia, fui assaltado. Ao chegar na delegacia, fui informado que roubavam, naquela época, 48 carros por dia em Goiás. Hoje, a realidade é outra”, relembrou o vereador por Orizona, João Lucas, ao mencionar a queda nos índices de criminalidade. “A credibilidade do Estado é mérito do senhor, governador. Recuperou economia e colocou Goiás em destaque nacional”, salientou o vereador e presidente da Câmara de Pires do Rio, Denilson de Castro.
“Agradeço pelo incentivo à cultura do nosso município. Teremos Cavalhadas”, celebrou o vereador e presidente da Câmara de Santa Cruz de Goiás, João Campos, sobre as festividades previstas para os dias 4 e 5 de junho. “Sem casa arrumada, não se faz nada. Este trabalho de arrumar Goiás, consertar e preparar para o futuro é um processo. A seriedade e o compromisso desta gestão têm de ser vistos”, completou o vereador por São Miguel do Passa Quatro, Guilherme Calixto.
Participaram da reunião também representantes de Gameleira de Goiás, Goianira, Itumbiara, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Palmelo, Silvânia, Terezópolis de Goiás, Turvânia e Vianópolis. Com isso, o Governo de Goiás já soma 1.348 parlamentares ouvidos, de 133 cidades. A previsão, segundo o governador Ronaldo Caiado, é de receber os vereadores de todas as 246 Câmaras Municipais goianas até o final de abril.
Estiveram ao lado do governador no encontro o deputado federal Delegado Waldir; os deputados estaduais Bruno Peixoto, Álvaro Guimarães, Francisco Oliveira, Charles Bento, Cairo Salim, Talles Barreto, Amilton Filho e Wagner Neto; além de prefeitos e vice-prefeitos, entre outros convidados.