Entre em contato

Política

Impulsionado por aprovação do governo Caiado, Daniel Vilela lidera disputa para governador

Pesquisa Genial/Quaest aponta que 86% dos goianos aprovam a gestão de Ronaldo Caiado e o mantém como o governador mais bem avaliado do Brasil. Levantamento também aponta que Daniel Vilela lidera disputa para o governo em 2026

Publicado

on

Para 74% dos goianos, Ronaldo Caiado merece eleger seu sucessor, diz pesquisa Genial/Quaest

Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), lidera a disputa para o governo de Goiás em 2026. Segundo o levantamento, o emedebista tem 24% das intenções de voto, seguido por Marconi Perillo (PSDB), com 15%; Adriana Accorsi (PT), vem em terceiro, com 8%; Vanderlan Cardoso (PSD) em quarto, com 7%; e Gustavo Gayer (PL), com 6% e Wilder Morais (PL), com 3%, ocupam a quinta e sexta colocações, respectivamente. 18% disseram que não decidiram e 19% votariam branco/nulo ou não souberam opinar.

A mesma pesquisa Genial/Quaest mediu também a aprovação do governo Ronaldo Caiado, e o resultado manteve o governador goiano no topo dos gestores estaduais mais bem avaliados do Brasil. De acordo com o levantamento, Caiado é aprovado por 86% dos goianos, o mesmo índice alcançado em abril de 2024. Apenas 9% desaprovam o governo. Noutro recorte da pesquisa, a avaliação do governo Caiado é vista como positiva para 74% dos eleitores; 17% o classificam como regular; 4% como negativa; e 5% não souberam ou preferiram não responder.

Para analistas, a avaliação recorde de Ronaldo Caiado explica o resultado alcançado pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB) na pesquisa de intenção de voto para o governo de Goiás em 2026, e esse fato fica mais evidente quando se constata o resultado de outra medição aferida pela pesquisa: para 75% do eleitorado goiano, Ronaldo Caiado merece eleger o sucessor. Isso prova que existe uma relação de confiança consolidada entre gestor e população.

Já anunciado pelo próprio Caiado como seu sucessor a partir de março de 2026, Daniel, na concepção do eleitor goiano, carrega a esperança de que a transformação positiva vivida por Goiás nos últimos seis anos do governo Caiado continue num eventual governo emedebista.

Noutra perspectiva, a liderança de Daniel Vilela no levantamento de intenção de voto para governador aponta que o eleitor não estaria disposto a trocar o certo pelo duvidoso e enxerga no vice-governador parte integrante de um governo que deu certo.

Com a pré-candidatura a presidente da República agendada para o próximo dia 4 de abril, Ronaldo Caiado reforçou que vai deixar o governo em março de 2026 e passar o bastão para Daniel. “Daqui a um ano é ele que vai estar governando Goiás, vai continuar por muito tempo. Vai continuar essas obras todas e ampliando cada vez mais a saúde, segurança, educação, programa social, infraestrutura”, afirmou Caiado em evento no interior do estado.

A pesquisa Genial/Quaest  ouviu 1.104 eleitores goianos com 16 anos ou mais, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, por meio de questionário. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.