O Instituto Veritá não deu publicidade ao seu último levantamento de intenção de voto para prefeito de Goiânia, que foi realizado entre os dias 20 e 25 de outubro. A pesquisa, registrada no TRE-GO sob o nº 04821/2024, e que aponta liderança do candidato governista Sandro Mabel (UB), com 52,3% das intenções de votos válidos, contra 47,7% do bolsonarista Fred Rodrigues, foi publicada no perfil oficial do instituto no Instagram, mas ficou no ar por poucos minutos, até ser excluída. No seu lugar, o Veritá publicou a pesquisa anterior, que já tinha sido divulgada no último dia 13, com Fred Rodrigues na liderança.
O card oficial da pesquisa, que traz na parte superior o enunciado “Compromisso e Ética, no entanto, já tinha vazado na internet e vários perfis começaram a questionar a razão pela qual o Veritá escondeu o estudo, já que os levamentos feitos pelo instituto foram os mais celebrados pelo PL desde o primeiro turno da eleição em Goiânia. A avaliação é que a manobra tinha o objetivo de esconder a liderança de Mabel aferida pela pesquisa.
A deputada federal Sylvie Alves (UB) foi uma das internautas que questionaram o fato do Veritá ter publicado a pesquisa no seu perfil do Instagram e imediatamente ter excluído a postagem. “Atenção, eleitor de Goiânia! Não seja enganado. Uma vergonha o que o instituto fez… credibilidade zero”, escreveu a deputada no seu perfil do Instagram em post com o card oficial da pesquisa atual.
Horas depois dos questionamentos se intensificarem nas redes, o Instituto Veritá também excluiu a postagem com o card da pesquisa do dia 13 de outubro. No entanto, o candidato Fred Rodrigues usou o post da pesquisa antiga para tentar induzir a erro o eleitor. Fred acusou eleitores de Mabel de divulgarem fake news, sugerindo que a pesquisa divulgada pela própria Veritá, que traz Mabel na frente da disputa pela prefeitura de Goiânia a um dia da eleição, seria falsa.
De acordo com a pesquisa estimulada, divulgada e depois escondida pela Veritá, Mabel lidera com 47,3% das intenções de voto, e Fred aparece com 43,2% da preferência do eleitorado. Brancos e nulos somam 5,9% e 3,6% dos entrevistados disseram que não sabem ou não opinaram. A pesquisa, registrada no TRE-GO sob o nº 04821/2024, ouviu 1.610 eleitores em todas as regiões de Goiânia. A margem de erro é 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.