Ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital goiana, Iris Rezende Machado foi o grande homenageado durante o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, uma iniciativa do Sebrae Nacional e que premia o trabalho de gestores municipais voltado à geração de emprego, renda, inovação e estímulo à economia a partir do empreendedorismo. Iris, que faleceu em novembro do ano passado, depois de três meses internado para tratar as lesões provocadas por um AVCH, foi reconhecido como o político goiano de maior relevância no Estado nas últimas oito décadas.
O evento, que ocorreu na noite desta terça-feira, em Brasília, foi prestigiado pelas filhas do homenageado, Ana Paula e Adriana Rezende, e também pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado.
Caiado, que manteve uma relação de profunda amizade e consideração com Iris Rezende, lembrou que o amigo escreveu uma história grandiosa e que praticamente construiu Goiânia. De acordo com o chefe do executivo goiano, Iris impôs Goiás no cenário nacional. “É uma alegria estar presente na homenagem a um homem que não é só referência na política do Estado de Goiás, mas que fez escola da boa política no Brasil”, disse.
Ana Paula Rezende, filha de Iris, subiu ao palco para agradecer a homenagem: “Queria muito que meu pai estivesse aqui hoje, vivendo esse momento tão emocionante de reconhecimento à vida pública dele. Meu pai acreditou na boa política, naquela política feita com amor, feita para servir e nunca ser servido”. Ana Paula mencionou ainda o apoio do governador, “um amigo de todas as horas, que esteve muito próximo do meu pai nos últimos anos, e mais ainda nos últimos dias”. A família de Iris também foi representada, além das filhas, por Mariana Craveiro Rezende (neta) e Frederico Craveiro, marido de Ana Paula.
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, também recordou o pioneirismo de Iris Rezende com os mutirões oferecidos à população. “Sempre foi uma referência para todos nós”, comentou sobre o gestor, que faleceu em 9 de novembro de 2021 por complicações de um acidente vascular cerebral. Entre as políticas criadas na prefeitura da capital goiana, o evento destacou o projeto Empreende Goiânia, em parceria com o Sebrae, voltado para capacitação de empreendedores.