Pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto Diagnóstico/Sagres e publicada no Jornal Diário da Manhã, edição desta sexta-feira, 11, aponta que o atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), venceria a eleição para prefeito da capital ainda no primeiro turno em qualquer dos cenários analisados pela pesquisa.
No primeiro cenário, considerando que o candidato do PSD seja mesmo o deputado federal Francisco Júnior, Iris Rezende teria 51,7% das intenções de voto contra 8,2% da candidata do PT, a deputada estadual Adriana Accorsi. Em terceiro lugar aparece o deputado federal Elias Vaz, com 4,6%.
Num segundo cenário, onde o candidato do PSD fosse o senador Vanderlan Cardoso, Iris Rezende manteria o favoritismo e venceria também no primeiro turno com 51,2% dos votos. O pessedista aparece em segundo lugar com 13,3% e em terceiro lugar a deputada Adriana Accorsi, com 6,7%.
Outro dado positivo para Iris Rezende é o que diz respeito à rejeição dos candidatos. O prefeito de Goiânia aparece como um dos menos rejeitados pelo eleitor goianiense, com taxa de rejeição de 11%, atrás apenas do deputado estadual Eduardo Prado, que tem 10,6% de rejeição. O mais rejeitado é o deputado federal Elias Vaz, com 19,7% dos eleitores dizendo que não votariam no candidato do PSB de jeito nenhum.
Iris Rezende também é o mais lembrado na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor não recebe uma cartela com os nomes dos candidatos e é apenas perguntado em quem ele votaria se a eleição fosse hoje. Nessa modalidade, Iris obteve 36,2% das intenções de votos, Vanderlan Cardoso foi lembrado por 11,8% dos eleitores e Adriana Accorsi teve 3% das indicações.
A margem de erro da pesquisa é de 3,9% para mais ou para menos e está registrada no TRE sob o número GO-04922/2020