O ex-prefeito de Trindade por dois mandatos Jânio Darrot (MDB) explicou hoje, em entrevista à Rádio Sucesso FM, como se deu o convite do governador Ronaldo Caiado para que ele pudesse disputar a prefeitura de Goiânia nas eleições do ano que vem na condição de candidato da base governista.
Segundo o empresário, o processo que o coloca como possível nome da base em 2024 se iniciou com levantamentos qualitativos, que teriam apontado o seu perfil de gestor como aquele que a população goianiense deve buscar para administrar Goiânia. Jânio explicou a conversa que teve com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela, vice-governador e presidente estadual do MDB, partido no qual o ex-prefeito é filiado.
“O governador me chamou no Palácio. Eu até pensei que iríamos tratar de assuntos ligados a Trindade, mas, para minha surpresa, ele falou comigo: olha Jânio, o que as pesquisas qualitativas de Goiânia apontam é que você tem o perfil ideal para disputar as eleições na capital no ano que vem. Então, como você tá comigo, tá na base, e eu tenho total confiança em você eu quero te convidar”, explicou Darrot.
De acordo com o ex-prefeito de Trindade, Ronaldo Caiado também o teria dito que precisa que Bruno Peixoto, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, com mandato na Mesa garantido até 2026, continue na Alego, sobretudo pela boa gestão que ele vem fazendo na Casa de Leis goiana.
“Então o Caiado me disse que estava contando comigo para ser o candidato da base para disputar essas eleições, e falou que, se eu permitisse, ele iria incluir meu nome nas próximas pesquisas. Eu, imediatamente, falei: governador, eu tô pronto. Eu me sinto preparado para administrar Goiânia hoje”, pontuou.
Assim como tem dito o deputado Bruno Peixoto, Darrot se declara amigo e aliado do presidente da Alego, que também vem atuando para se viabilizar candidato a prefeito de Goiânia nas eleições do ano que vem, muito embora já tenha declarado outras vezes que só seria esse candidato se essa for a vontade do governador Ronaldo Caiado e do vice, Daniel Vilela. Apesar da amizade que os une, há divergências entre Darrot e Bruno sobre critérios para definição do nome da base para o Paço Municipal nas eleições de 2024.
Bruno Peixoto tem dito a correligionários e aliados que as pesquisas quantitativas devem definir quem será o candidato da base, definição essa que deve ocorrer a partir de março do ano que vem. Até lá, Bruno defende seu direito de continuar pleiteando a vaga. Já Jânio Darrot afirma que o perfil indicado pelos eleitores goianienses a partir das pesquisas qualitativas são mais importantes na definição do nome de quem representará a base governista.
“O eleitor ainda não está com cabeça no processo eleitoral do ano que vem. Eu vejo que a pesquisa qualitativa deu um rumo e meu nome surgiu como um nome de consenso no governo, então eu acho que é isso que define. O resto é trabalho. Não tem eleição perdida e nem ganha. Tem de trabalhar para ganhar”, apontou o ex-prefeito de Trindade em entrevista à coluna Giro, do jornal O Popular.
Perfil
Empresário da moda e morador de Goiânia, Jânio Darrot foi eleito prefeito de Trindade pela primeira vez em 2012 e reeleito em 2016. Governou até 2020 e foi sucedido por seu aliado e afilhado político, Marden Júnior. O empresário chegou a presidir o PSDB em Goiás, depois esteve no Patriota e no início deste ano se filiou ao MDB de Daniel Vilela. O sucesso de suas gestões na cidade vizinha coloca Jânio Darrot como um dos principais nomes da política na região Metropolitana.
Uma possível candidatura de Darrot atenderia não só as expectativas do eleitorado goianiense, dizem os aliados governistas, mas também teria forças para contrapor uma possível candidatura do senador Vanderlan Cardoso (PSD), que já manifestou o interesse em disputar, pela terceira vez, a prefeitura de Goiânia. Assim como Darrot, o pessedista também é um empresário bem sucedido e também governou Senador Canedo, outra cidade da região Metropolitana, por dois mandatos.