O programa “Os Pingos Nos Is”, da Jovem Pan, divulgou como notícia um vídeo adulterado sobre o ataque à jornalista Vera Magalhães, constrangida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante debate entre presidenciáveis no último domingo (28).
O programa exibiu o trecho de um vídeo do UOL em que a apresentadora Fabíola Cidral, que foi uma das âncoras do debate, aparentava ter dito que Vera formulou uma pergunta de propósito para provocar Bolsonaro.
No vídeo original, Fabíola comenta fala da candidata a presidente Simone Tebet (MDB), e não de Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva.
A frase original diz o seguinte: “O momento mais quente do debate foi quando Simone Tebet e Bolsonaro se enfrentaram e ela disse ‘eu não tenho medo de você’. Eu vou te confessar uma coisa: eu conversei com ela logo na sequência e ela me falou assim: ‘Eu sabia que ele ia ficar nervoso, eu fiz até de propósito, pra mostrar em que ele é'”.
O vídeo editado foi compartilhado no Twitter pelo influenciador bolsonarista Leandro Ruschel, que conta com 822 mil seguidores na rede social e se define como um empreendedor que vive nos Estados Unidos “pelos valores cristãos”.
No vídeo editado, Ruschel escreve que “Vera Magalhães não agiu como jornalista, mas sim como militante” e que “uma das âncoras do debate [Fabíola Cidral] conta o que Vera falou para ela”. As imagens, então, são exibidas sem o trecho em que Tebet é citada.
O programa da Jovem Pan utilizou a postagem do bolsonarista para transmitir o vídeo falso e ainda questionar ao final dele: “Isso é jornalismo?”
pós desmentido do UOL, Rushel apagou o vídeo e publicou um “erramos”. “Na verdade, ela [Fabíola Cidral] se referia à provocação da candidata Simone Tebet a Bolsonaro”, afirmou.
Com informações do portal UOL