O ex-deputado federal e presidente regional do MDB em Goiás, Daniel Vilela, usou o Twitter na noite desta terça-feira, 22, para comemorar o apoio do deputado estadual Lucas Calil, do PSD, à candidatura de Maguito Vilela (MDB), adversário do senador Vanderlan Cardoso (PSD) na disputada pela Prefeitura de Goiânia. Calil mereceu elogios pela dissidência e foi chamado de corajoso pelo emedebista.
“Um dos mais preparados e combativos deputados goianos, Lucas Calil, do PSD, escolheu o lado da coerência política ao declarar seu apoio à pré-candidatura de Maguito Vilela na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Parabéns, amigo, pela coragem e firmeza! Seja bem vindo ao time que vai dar prosseguimento a este projeto realizador em Goiânia!!“, escreveu Daniel Vilela.
O elogio de Vilela a um dissidente não guarda coerência com as suas atitudes quando é o seu partido, o MDB, vítima da infidelidade partidária. No ano passado, sob o comando do próprio Daniel, o MDB expulsou três prefeitos da legenda considerados infiéis por terem apoiado a candidatura de Ronaldo Caiado (DEM) ao Governo de Goiás, em detrimento da candidatura do próprio Daniel.
Adib Elias, de Catalão; Paulo do Vale, de Rio Verde, e Fausto Mariano, de Turvânia foram levados ao conselho de ética do partido e expulsos por comportamento incompatível com o estatuto da sigla. Um quarto prefeito à época, Ernesto Roller, de Formosa, hoje secretário de Governo de Ronaldo Caiado, só não foi expulso porque se desfiliou do partido antes do processo ser julgado.
A expulsão dos correligionários ocorreu mesmo depois do prefeito Iris Rezende, decano emedebista, escrever uma carta aberta a Daniel pedindo perdão aos dissidentes. Na carta, Iris pedia a Daniel “para que todos os envolvidos nos acontecimentos políticos que geraram a luta interna no MDB tenham abertura para um amplo entendimento que começa pelo gesto simples do perdão”.
Na oportunidade, Iris reivindicou a sua idade, a sua experiência e seu histórico de lealdade ao partido para ensinar a Daniel que situações politicamente delicadas podem ser uma excelente oportunidade para demonstração de amadurecimento. “A partir de suas próprias dificuldades internas, o MDB precisa gerar uma mensagem importante para a sociedade, tendo por base a reconciliação”, pregou Iris Rezende.
A súplica do prefeito Iris Rezende pelo entendimento e pelo perdão, no entanto, não foi suficiente para evitar o desfecho final, que foi a expulsão dos emedebistas.