O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu, na manhã desta quarta-feira (26/06), uma longa entrevista ao canal UOL, e, por mais de uma hora, falou sobre diversos assuntos ligados à economia e à política brasileira. De acordo com o petista, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), é um dos quatro governadores mais alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cogitado para disputar o Planalto nas eleições de 2026. Os demais citados por Lula são o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD).
Lula foi perguntado se, em virtude da inelegibilidade de Bolsonaro até 2030, considera que o governador de São Paulo seria o seu principal adversário numa hipotética disputa em 2026 e se Tarcisio de Freitas seria, como tem sido colocado, um bolsonarista moderado. Para o petista, não seria prudente julgar o atual governador paulista e avaliou que o bolsonarismo hoje conta com ao menos quatro nomes que estão sendo colocados para a disputa, incluindo aí o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
“O bolsonarismo tem perspectiva de ter quatro candidatos em 2026, entre os nomes mais proeminentes. Ele tem o Tarcísio, que é o governador do estado mais importante, ele tem o Zema, que é o governador do segundo estado mais importante, ele tem o Caiado, que está se colocando para ser o candidato, e tem o Ratinho, do Paraná. E isso não quer dizer que o Lula foi inteligente para descobrir esses candidatos. Não. São governadores de estados importantes que podem ser candidatos”, explicou, acrescentando que isso não muda absolutamente nada a sua relação com esses prováveis candidatos enquanto chefes de executivos que são.
Mais bem avaliado
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada em abril deste ano, Ronaldo Caiado é o mais bem avaliado entre os quatro governadores citados pelo presidente Lula na entrevista de hoje. A aprovação do governo estadual goiano chega a 86%. Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar o governo Caiado e 2% não souberam opinar ou não responderam. Em segundo lugar, aparece Ratinho Jr, que tem 79% de aprovação. Tarcísio de Freitas e Romeu Zema empatam com 62% cada um em seus respectivos estados.
De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, a pesquisa teve como objetivo mostrar, de forma mais clara, o potencial político que cada governador tem “dentro de casa”. Os nomes testados, diz Nunes, são, em tese, os que disputam o espólio de Jair Bolsonaro na eleição de 2026, já que o ex-presidente não poderá disputar a sucessão do presidente Lula, em virtude de ter sido declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O governo Caiado também lidera na avaliação das áreas de atuação do Governo Estadual, com destaque para a segurança pública, onde alcança 69% de aprovação, contra apenas 10% de menções negativas. Na educação, outra área prioritária para os brasileiros, Caiado tem 67% de menções positivas e somente 8% de negativas. No indicador geração de emprego e renda, o governo goiano recebeu 62% de avaliação positiva.
Intenção de Voto
Em outro levantamento de intenção de voto para presidente da República, dessa vez feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, em março deste ano, num dos cenários estimulados testados pela pesquisa, Caiado aparece dividindo o terceiro lugar, em empate técnico com a atual ministra do Planejamento do governo Lula, Simone Tebet (MDB), com 7,7% das intenções de voto. Neste cenário, Lula tem 36,9% da preferência dos eleitores, seguido por Ciro Gomes (PDT), que tem 13,9% das intenções de voto, à frente da própria Tebet, que aparece com 9%.
Na abordagem onde o eleitor teria de escolher apenas um entre dois candidatos, sendo um deles o atual presidente da República, Ronaldo Caiado, com o apoio de Jair Bolsonaro, alcança 32,6% das intenções de voto, contra 44,9% do petista.