Entre em contato

Política

Lula defende relação republicana com estados e destaca respeito ao governador Ronaldo Caiado

O presidente da República concedeu, na manhã desta quinta-feira (15/06), entrevista à Associação das Rádios Comerciais, composta pelas rádios Rede Sucesso, Rádio Morada do Sol, Rádio Líder e Rádio Interativa. Para o petista, Caiado merece todo o seu respeito, porque foi eleito pelo povo de Goiás. “Vou tratar o governador Caiado como se ele fosse a pessoa mais próxima de mim possível”, frisou

Publicado

on

Presidente Lula: "Vou tratar o governador Ronaldo Caiado como se ele fosse a pessoa mais próxima de mim possível",

Em entrevista à  Associação das Rádios Comerciais, compostas pelas rádio Rede Sucesso, Rádio Morada do Sol, Rádio Líder e Rádio Interativa, concedida na manhã desta quinta-feira (15/06), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que dispensará a Goiás um tratamento absolutamente republicano e que tratará o governador Ronaldo Caiado (UB) com todo o respeito que lhe cabe enquanto governador do estado, que foi eleito democraticamente pelo povo goiano. Lula tem agenda marcada para amanhã na cidade de Rio Verde-Go, onde será recebido pelo governador, em evento de inauguração do trecho da Ferrovia Norte-Sul.

“O meu tratamento ao Estado de Goiás será o mesmo tratamento que eu darei aos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo ou do Maranhão, Bahia e Pernambuco, porque um presidente da República quando mantém uma relação com o governo do Estado, é uma relação entre federados, é uma relação institucional. Eu não tenho nenhuma preocupação se o Caiado é de um partido político adversário do meu, o que importa para mim é que o Caiado foi eleito governador do Estado de Goiás. O que importa para mim é que ele foi eleito pelo povo, então vou tratá-lo com o respeito com que tratarei qualquer outro governador”, explicou Lula.

Desde o fim do segundo turno das eleições, o governador Ronaldo Caiado, eleito em primeiro turno nas eleições do ano passado, adotou uma postura republicana e de defesa da democracia e das urnas eletrônicas. Diante dos movimentos golpistas que tomaram o país depois da proclamação do resultado das urnas em 2022, Caiado, por mais de uma vez, saiu em defesa do resultado que elegeu Lula para seu terceiro mandato como presidente do Brasil. As atitudes do governador goiano mereceram o reconhecimento público do governo Lula, e rendeu a Caiado agradecimentos públicos pela defesa enfática da democracia.

Lula lembrou que uma das primeiras ações do seu governo foi se reunir com todos os governadores de estado e do Distrito Federal para tratar da pacificação do país e ouvir as demandas mais urgentes do gestores estaduais, a fim, sobretudo, de restabelecer o pacto federativo, que nos últimos quatro anos vinha sofrendo com uma política de exclusão dos entes federados.

“A primeira coisa que eu fiz (quando assumi) foi convocar uma reunião com os 27 governadores, e já fiz três reuniões, contra nenhuma feita nos outros seis anos. E eu faço isso porque não vejo como governar o país sem ouvir os governadores”, explicou Lula, reafirmando que o Estado de Goiás receberá os recursos de acordo com os projetos que forem apresentados ao governo federal.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.