O agora presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi empossado para o que será o seu 3º mandato à frente do executivo federal na tarde deste domingo (1º/01), em cerimônia realizada em Brasília-DF. Todas as formalidades que marcam os eventos de posse do presidente da República foram cumpridas, embora, nos últimos dias, muitos seguidores do ex-presidente ameaçassem impedir a tradicional subida da rampa, ato que simboliza a posse em si. Nenhum contratempo foi registrado pelos responsáveis pela segurança do evento.
No seu discurso, Lula criticou o ex-presidente, falou da necessidade de reconstruir a nação e, principalmente, dos atos antidemocráticos que se espalharam pelo país logo após a proclamação do resultado da urnas, que o consagrou presidente do Brasil para os próximos quatro anos. Segundo o petista, não haverá caça às bruxas, mas a lei será cumprida integralmente e quem errou será processado, respeitando o devido processo legal.
“Não carregamos nenhum ânimo de revanche contra os que tentaram subjugar a Nação a seus desígnios pessoais e ideológicos, mas vamos garantir o primado da lei. Quem errou responderá por seus erros, com direito amplo de defesa, dentro do devido processo legal”, disse Lula.
Lula afirmou que, durante seu governo, usará a Constituição para responder aos ataques de adversários inspirados no fascismo. “Ao ódio, responderemos com amor. À mentira, com verdade. Ao terror e à violência, responderemos com a Lei e suas mais duras consequências”, garantiu.