Entre em contato

Direito e Justiça

Mesmo com sérias inconsistências, conselheiros do TCE-GO emitem parecer prévio pela aprovação das contas 2017 do governador Marconi Perillo

Publicado

on

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, em julgamento realizado na tarde desta sexta-feira, 27, emitiram parecer prévio pela aprovação das contas do governador Marconi Perillo, referente ao exercício de 2017. O parecer foi aprovado com cinco ressalvas, 23 determinações e 18 recomendações, que deverão ser atendidas nas contas de 2018, agora a cargo do governador José Eliton.

Mesmo reconhecendo que não foram cumpridos os índices constitucionais da saúde, educação e cultura, haja vista a emissão de Ordens de Pagamentos Extraorçamentárias sem o devido respaldo financeiro, além de acusarem o desequilíbrio orçamentário e financeiros, bem como o não equacionamento do saldo negativo da conta centralizadora e conta única, os conselheiros opinaram pela aprovação das contas.

Chamou atenção, também, o fato dos conselheiros desprezarem a ressalva apontada nas contas de 2016 quanto a conta centralizadora, que determinava ao governo realizar as baixas nos saldos remanescentes da conta centralizadora e reduzir o saldo negativo do Tesouro junto à centralizadora apresentado ao final de 2016, eliminando-o gradativamente, até o final do exercício de 2020, à razão de 25% ao ano.

Pela nova recomendação, o governo deverá promover a efetiva extinção do saldo negativo do Tesouro Estadual junto à Conta Única do Tesouro Estadual – CUTE, até o exercício de 2022, adotando redução proporcional a cada exercício de no mínimo 20%.

 

 

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.