O promotor de Justiça Fernando Krebs, titular da 57ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, do Ministério Público de Goiás, instaurou hoje, 19, inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades na indicação de Sérgio Cardoso, cunhado do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), para o cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Na justificativa, Fernando Krebs aduz que a provável indicação de Cardoso, atual secretário Extraordinário de Articulação Política do governo de Goiás, para o cargo no TCM afronta a súmula vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que veda a contratação de parentes de autoridades para cargos de confiança no serviço público.
Além disso, segundo o MP-GO, Sérgio Cardoso estaria respondendo à ação de improbidade administrativa, na qual se alega que Cardoso, na condição de chefe imediato, atestou fraudulentamente a frequência de uma servidora que não comparecia em seu local de trabalho.
Para o Ministério Público, por tudo isso, não é possível atestar que o provável indicado ao TCM ostente reputação ilibada, condição indispensável para a assunção ao cargo pretendido.