Idealizado e coordenado pela empresária e advogada Ana Paula Rezende, o segundo dia do Mutirão “Vamos celebrar Iris” reuniu milhares de pessoas no Colégio Estadual Edmundo Rocha, na Vila Mutirão, bairro da região Noroeste, que nasceu por obra do grande mutirão realizado por Iris Rezende, em outubro de 1983, quando foram construídas mil casas num único dia. O evento, que foi prestigiado por autoridades, políticos, líderes empresariais e ex-integrantes da última gestão de Iris à frente da Prefeitura de Goiânia, marcou também o lançamento do Instituto Iris Rezende Machado, entidade criada por Ana Paula e seus irmãos, que tem como objetivo garantir a continuidade da história e do legado do emedebista, que faleceu em novembro de 2021.
Em discurso emocionado, Ana Paula, que esteve muito próxima do pai nas suas últimas gestões, lembrou das mais de seis décadas de vida pública de Iris, que foi marcada, sobretudo, pelo zelo e respeito com a coisa pública e o desejo de melhorar a vida das pessoas pelo dom de fazer política, que ele fazia questão de dizer que era “coisa de Deus”.
“Meu pai teve uma vida pública de mais de 60 anos totalmente dedicada ao povo. A sua história de vida reforça a importância de uma política feita por amor, por espírito público, por ideal, e ela precisa ser mantida viva, como inspiração para as futuras gerações. O mutirão foi o grande feito da vida pública do meu pai, e era um instrumento para ajudar aqueles que mais precisam”, frisou.
Para reforçar a necessidade de manter viva a história e o legado do seu pai, um dos objetivos da criação do Instituto Iris Rezende, Ana Paula chamou ao palco moradoras da Vila Mutirão, personagens que tiveram a vida transformada a partir das obras realizadas por Iris enquanto governador e prefeito da capital. Os depoimentos de moradoras pioneiras da Vila Mutirão emocionaram o público e deram a dimensão da importância daquele feito do então governador de Goiás, que entrou para a história como o maior mutirão humano já realizado.
O prefeito eleito, Sandro Mabel (UB), lembrou seus primeiros passos na política, que tiveram a participação ativa do ex-governador Iris Rezende. Segundo Mabel, Iris o inspirou, assim como inspirou muitos outros, a entrar para a política e exercê-la como meio de ajudar as pessoas. “O Instituto Iris Rezende, Ana Paula, não é só seu, não é só da sua família. Ele é meu, e nosso, é de todo mundo, porque Iris é uma história que merece ser eternizada. Conte comigo sempre”, discursou.
Daniel Vilela (MDB), vice-governador de Goiás falou do seu início na política e do apoio que recebeu de Iris Rezende para aquela eleição de vereador, em 2008, que seria seu primeiro desafio na seara política. Daniel lembrou que um dos últimos atos políticos de Iris Rezende foi construir a aliança com o governador Ronaldo Caiado, que o permitiu ocupar o cargo que ocupa hoje.
“O carinho e a gratidão que tenho pelo seu pai, Ana, são imensos. Ele dizia que eu era o seu sobrinho, porque tinha meu pai como seu irmão na política. Ele me ensinou tudo na política. Eu tenho dito que um dos seus últimos atos foi o de construir a aliança com o governador Ronaldo Caiado. Ele me chamou e falou assim: ‘Daniel, nós precisamos apoiar o Caiado. Ele tem sido muito honesto, correto com sua administração. Você vai se reunir com ele e vai dizer que quer estar ao lado dele e vai dizer que você será o seu vice’. Por isso, hoje estamos aqui, fazendo parte do melhor governo do Brasil”, frisou.
Ana Vitória Caiado, filha do governador Ronaldo Caiado (UB), que esteve no evento representando seu pai, lembrou do acolhimento que recebeu de Iris Rezende durante seu último mandato como prefeito da capital, quando ocupou o cargo de procuradora-geral do Município. Segundo Ana, Iris a ensina todos os dias, com generosidade e muita competência. “Seu pai, Ana Paula, praticou a verdadeira política, a boa política. Porque política só é boa se for verdadeira, como Iris Rezende fazia, caso contrário não é política”, discursou emocionada.
O mutirão, que começou ontem, sexta-feira (20), e vai ate às 17h deste sábado (21), levou uma série de serviços gratuitos à população da região, além de brinquedos para crianças, shows artísticos e a tradicional galinhada servida nos mutirões realizados pelo ex-prefeito. O evento celebra, também, o 91º aniversário de nascimento de Iris Rezende, que nasceu no dia 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, cidade a 90km de Goiânia.
História
O mutirão foi concebido como uma prática rural, que consistia na reunião de pessoas, sem remuneração, para realizações de tarefas nas propriedades, como por exemplo, limpeza de pastos, colheitas, construção de casas, entre outros. Iris Rezende, que conheceu essa prática durante sua infância na roça, importou o mutirão para Goiânia quando foi eleito prefeito da capital pela primeira vez, em 1965. Ao iniciar seu mandato, no ano seguinte, com a prefeitura sem dinheiro, Iris convocava os moradores para que juntos realizassem tarefas afetas à zeladoria da cidade, principalmente.
Eleito governador de Goiás em 1982, mais de uma década depois da sua cassação, Iris Rezende retomou a construção de moradias e, em ritmo de mutirão, entregou mil casas em um único dia de outubro de 1983. O feito do governador goiano ganhou o mundo, Goiânia se distanciou ainda mais da favelização e Iris ganhou o título de “rei dos mutirões”. A Vila Mutirão abrigou moradores de áreas de risco da capital e deu início a outros bairros da região Noroeste, que foi transformada urbanisticamente pelo próprio Iris Rezende a partir do seu segundo mandato como prefeito de Goiânia, iniciado em 2005.
Iris Rezende é considerado um dos maiores líderes políticos da história de Goiás. Iniciou a carreira como vereador de Goiânia, eleito em 1958. Foi deputado estadual, prefeito de Goiânia por quatro mandatos, governador do Estado por duas vezes, senador da República, ministro da Agricultura e ministro da Justiça. O emedebista morreu em novembro de 2021, vítima das consequências de um AVC hemorrágico, aos 87 anos.