Entre em contato

Sem categoria

“Não sou homem de insurgir contra a legislação eleitoral nem contra a legislação brasileira”, diz Caiado ao comentar vitória no TRE-GO

Governador de Goiás e pré-candidato a presidente da República, o goiano afirma que sempre pautou suas ações pelo respeito à legislação e às instituições democráticas

Publicado

on

Decisão unânime do plenário do TRE-GO reformou sentença de primeiro grau da justiça eleitoral e devolveu elegibilidade a Ronaldo Caiado

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) se pronunciou nesta terça-feira (8) após o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidir, por unanimidade, afastar a pena de inelegibilidade imposta em primeira instância e reconhecer a inexistência de abuso de poder político por parte do chefe do Executivo estadual no segundo turno das eleições para a Prefeitura de Goiânia, em outubro de 2024. A Corte também anulou a cassação da chapa formada por Sandro Mabel (União Brasil) e Cláudia Lira (MDB).

“Recebi a resposta de 7 a 0, reconhecendo que não tem nada que pudesse impedir a minha trajetória”, afirmou Caiado, ao chegar em Brasília. Ele reforçou seu compromisso com a legalidade e destacou o respeito às instituições. “Não sou homem de insurgir contra a legislação eleitoral nem contra a legislação brasileira. Sou alguém que respeita a ordem e a Justiça”, completou.

A ação foi movida pelo Partido Liberal (PL), com base em dois encontros realizados no Palácio das Esmeraldas nos dias 7 e 9 de outubro de 2024, após o primeiro turno da eleição. O TRE-GO, no entanto, entendeu que os eventos foram episódicos, sem gravidade suficiente para comprometer a legitimidade do pleito. Para os desembargadores, embora as reuniões tenham configurado conduta vedada pela Lei 9.504/97, a infração foi classificada como moderada, sujeita apenas à aplicação de multa.

O relator do processo, desembargador eleitoral substituto José Mendonça Carvalho Neto, afirmou que o resultado da eleição refletiu a vontade legítima do eleitorado. “Não foram os jantares que desequilibraram a eleição. O voto foi fruto do comportamento legítimo do cidadão”, afirmou, ao defender a aplicação do princípio da proporcionalidade na resposta judicial.

Caiado também declarou que aguardou com serenidade o julgamento. “Sempre confiei na capacidade técnica da Corte em analisar os fatos e tomar uma decisão justa”, disse. “O resultado traz segurança e esclarece qualquer dúvida sobre a legalidade de minha conduta.”

A decisão do TRE-GO seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que, em fevereiro, já havia se posicionado pela improcedência da ação, por não identificar elementos que configurassem abuso de poder político.

Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.