A passagem do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) pelo Rio Grande do Sul comprovou que o goiano reúne as credenciais para se firmar como alternativa da direita nas eleições presidenciais de 2026. A agenda em solo gaúcho incluiu o recebimento de uma premiação nacional, no domingo (03/03), e a participação na abertura da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras de agronegócio do mundo, que começou nesta segunda-feira (04).
Caiado foi eleito Personalidade do Agro Nacional em 2024. Trata-se da principal categoria do Troféu Brasil Expodireto, premiação que ocorreu em Carazinho (RS), com a participação de lideranças nacionais e internacionais. Seu histórico na defesa do produtor rural foi reconhecido pelo próprio evento, que definiu o goiano como alguém que “traz por tradição a agropecuária na genética”, tendo sido fundador da União Democrática Ruralista (UDR), e “defensor, com unhas e dentes, do agronegócio brasileiro”.
O governador estendeu sua estadia no Rio Grande do Sul até esta segunda-feira para prestigiar o início da Expodireto Cotrijal, na cidade de Não-Me-Toque. Grande parte das autoridades presentes mencionaram a notável presença de Caiado na feira que, até o dia 8 de março, deve atrair cerca de 320 mil visitantes. Também destacaram sua representatividade e relevância junto ao agro.
Em discurso, o governador anfitrião, Eduardo Leite (PSDB), mencionou a forma como Caiado conduz o Estado. “Caiado traz aqui um exemplo de como a capacidade de produzir e gerar riqueza vem sim do empreendedorismo, alavancado na medida em que o poder público garante segurança, empréstimos e estradas que permitem escoamento”, afirmou ao lembrar que Goiás, assim como o Rio Grande do Sul, aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
O ex-vice-presidente da República e senador pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), reconheceu a projeção de Caiado. “É um político com larga experiência e uma liderança reconhecida no agronegócio no Brasil como um todo”, enalteceu. Já o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) frisou os resultados alcançados em território goiano. “É uma referência não apenas para o agro, mas pelo que ele fez pelo estado de Goiás”, declarou.
Outras lideranças políticas comentaram a força que carrega o nome de Caiado no cenário nacional. “O Brasil precisa de lideranças que possam conversar com a sociedade e dizer qual é o seu compromisso, inclusive levando como testemunho sua história de vida. Caiado é um desses”, reforçou o deputado federal pelo Rio Grande do Sul Alceu Moreira (MDB).
“Goiás é um estado que tem se desenvolvido bastante e com melhoria para os municípios, porque, no momento que o todo funciona bem, os municípios funcionam bem também”, disse o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT).