Entre em contato

Política

Novo balanço da Secretaria de Segurança Pública aponta que números de crimes violentos em Goiás continuam caindo

“Este é um compromisso do Governo: a sociedade goiana tem que viver com tranquilidade”, assegurou Caiado. Crimes letais intencionais fecharam em redução, com queda de 16,52% nos homicídios e de 37,14% nos latrocínios. Houve quedas em todas as modalidades de roubo e furtos, e não houve um assalto a banco sequer durante os seis primeiros meses de 2020

Publicado

on

“Este é um compromisso do Governo: a sociedade goiana tem de viver com tranquilidade. Não pode ser admoestada por aqueles que acham que vão ter espaço na criminalidade e vão ter proteção ou vista grossa do Estado de Goiás. Eles terão sobre si a mão forte do governo. Nós não nos curvaremos a seja qual for o nível de criminalidade ou com quais proteções eles queiram se apresentar.” Estas foram palavras de um Ronaldo Caiado exultante com a constatação de que tem avançado a cada ano em uma de suas maiores prioridades: devolver Goiás aos goianos e torná-lo cada vez mais seguro para seus cidadãos.

A constatação se deu a partir dos indicadores de criminalidade relativos ao primeiro semestre de 2020, divulgados nesta terça-feira (14/7) pelo governador e pelo secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, durante a assinatura da sanção da lei que cria a Delegacia de Combate à Corrupção e a apresentação do balanço semestral da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). E contra números, não há argumentos. Eles revelam a continuidade da queda expressiva nos índices de crimes violentos, como observado durante todo o ano de 2019. Na comparação dos primeiros seis meses deste ano com o mesmo período do ano passado, os crimes letais intencionais fecharam em redução, com queda de 16,52% nos homicídios e de 37,14% nos latrocínios. Os dados são do Observatório de Segurança Pública.

Houve redução em todas as modalidades de roubo, sendo a mais expressiva a de veículos (38,29%), seguido de roubo de carga (34,95%), a pedestres (29,13%) e a residências (19,58%). Outro dado de destaque: durante os seis primeiros meses de 2020, não houve nenhum registro de roubo a instituição financeira em Goiás. Os registros de furto também apresentaram queda: 24,39% de veículos; 3,58% a comércios; 24,05% a pedestres e 23,59% a residências. “A cada mês, nós estamos superando ainda mais. Não quero dizer que houve uma estagnação. É o combate diário continuado das nossas forças de Segurança para mostrarmos que nós não daremos espaço à criminalidade no Estado de Goiás”, frisou Caiado.

O secretário Rodney Miranda salientou que o combate à violência, ao crime organizado e à corrupção são políticas do Estado, e as ações seguem na mesma marcha pré-Covid, logicamente seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, a fim de preservar os profissionais. “Os números aqui apresentados não são da Secretaria de Segurança, da Polícia Civil, Militar, são números do Governo do Estado, capitaneado pelo governador Ronaldo Caiado. Isso aqui hoje é prestação de contas, transparência. É uma determinação expressa do governador que sigamos esta linha”, assegurou.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.