Matéria publicada na coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, assinada pelo jornalista Rafael Moraes Moura, chama a atenção para pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, cujo resultado é definido como “más notícias para Lula”. O levantamento mediu a aprovação e desaprovação do governo Lula e também a intenção de voto para presidente da República no estado de Goiás, governado pelo pré-candidato ao Planalto, Ronaldo Caiado (UB). De acordo com os números, Lula é desaprovado por 61,6% da população goiana e aprovado por apenas 34,7%.
Já na corrida pela Presidência da República, Caiado lidera na preferência dos eleitores, com 54,6% das intenções de voto, 40 pontos percentuais à frente do presidente Lula, que tem 14,7%; o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), tem 12,3%; a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), aparece com 4,3%; Ciro Gomes (PDT) tem 2,1%; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) tem 1,1%.
Ao contrário de Lula, que vê sua popularidade cair em Goiás, a pesquisa aponta que o governador Ronaldo Caiado tem aprovação de 84,3% da população, o maior índice de avaliação positiva já registrado pelo instituto para um governador de estado. O gestor estadual goiano é desaprovado por apenas 12,4% dos entrevistados e outros 3,3% não souberam responder ou não opinaram.
Segundo o estudo da Paraná Pesquisas, em outro parâmetro de avaliação, o governo Caiado é classificado positivamente por 75,9%% da população goiana, sendo 36,1% que o avaliam como ótimo e 39,8% como bom. Os que consideram a atual gestão como regular somam 15,1%. Apenas 7,5% entendem como negativo o segundo governo de Ronaldo Caiado: 3,2% ruim, e 4,3% péssima. Nesse levantamento, não souberam ou não opinaram foram 1,4%.
Para a realização desta pesquisa, o instituto Paraná utilizou uma amostra de 1.684 eleitores em 77 municípios. Tal amostra representativa do Estado de Goiás atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, para os resultados gerais.
You must be logged in to post a comment Login