Entre em contato

Política

Paraná Pesquisas confirma crescimento de Vilela e aponta segundo turno em Aparecida

A diferença entre os dois principais candidatos na disputa pela Cidade Administrativa, que já foi de mais de 30 pontos percentuais, caiu para pouco mais de 9%, segundo o levantamento. Se a eleição fosse hoje, a disputa seria decidida em segundo turno

Publicado

on

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas aponta crescimento do candidato governista Leandro Vilela em Aparecida de Goiânia

Levantamento de intenção de voto para prefeito de Aparecida de Goiânia, divulgado nesta quarta-feira (11)  e realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, mostra crescimento do candidato Leandro Vilela (MDB) e tendência de que a disputa será decidida em dois turnos no segundo maior colégio eleitoral de Goiás.

De acordo com a pesquisa estimulada, quando é apresentada uma cartela com os nomes dos candidatos ao eleitor, Professor Alcides, do PL, segue à frente com 42,2% das intenções de voto, seguido por Vilela, que tem 33% da preferência do eleitor de Aparecida. A diferença entre os dois candidatos, que já foi de mais de 30 pontos no início da pré-campanha, caiu para 9,2%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em terceiro lugar, o vereador William Panda (PSB) foi citado como o preferido por 11,1% dos entrevistados. 6,1% afirmaram que não sabem em quem votar ou não responderam, e 7,7% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e que vão votar em branco ou anular o voto.

Os números corroboram outra pesquisa divulgada no último sábado (07/09), realizada pelo instituto AtlasIntel, e que trouxe números muito próximos dos divulgados hoje, se consideradas as margens de erro de cada estudo. Naquele levantamento, Professor Alcides e Leandro Vilela empatam tecnicamente, no limite da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. No estudo da Atlas, que foi divulgado pelo Portal 6, Alcides aparecia com 42,8% das intenções de voto, contra 37,5% de Vilela, uma diferença de apenas 5,2%, também indicando tendência de segundo turno.

Segundo a AtlasIntel, William Panda tinha 11,1% da preferência dos entrevistados e os que não souberam ou não quiseram responder somaram 4,1%, enquanto 4,5% afirmaram que votarão em branco ou em nenhum dos três candidatos. A Atlas ouviu 1.225 eleitores de Aparecida de Goiânia, entre os dias 01 e 06 de setembro, período que coincide com o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.

Espontânea

Na modalidade de pesquisa espontânea, onde o eleitor é chamado a declarar sua intenção de voto sem que tenha acesso à cartela com os nomes dos candidatos, a Paraná Pesquisas aponta que Professor Alcides foi lembrado por 21,4% dos entrevistados, seguido por Leandro Vilela, que tem 10,3% das indicações de voto dos eleitores. William Panda aparece com 3,8% das intenções de voto e  58,4% dos entrevistados afirmaram que não sabem ou não quiseram responder. 5,2% declararam que votariam nulo ou branco.

Rejeição

A pesquisa mediu, também, o índice de rejeição dos candidatos. William Panda lidera nesse quesito, com 34,8% dos eleitores dizendo que não votariam de jeito nenhum no candidato. Professor Alcides vem em seguida como mais rejeitado, com 24,1% das menções negativas. Leandro Vilela é o menos rejeitado entre os três candidatos, com 22,2% das menções. Outros 22,3% não souberam ou não quiseram responder e 4,5% afirmaram que não rejeitam ninguém.

A Paraná Pesquisas foi à campo entre os dias 7 e 10 de setembro e ouviu 640 eleitores. O grau de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número GO-03129/2024.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.