Entre em contato

Política

Paulo Ortegal rebate fala de Jovair Arantes sobre gestão de Iris: “o povo não é bobo”

Mesmo com profundas crises nas áreas prioritárias da administração, como saúde, Comurg, Imas e perspectiva de déficit fiscal bilionário, o secretário de Governo da atual gestão teria afirmado que Goiânia será entregue a Mabel melhor do que foi pega por Rogério Cruz

Publicado

on

Paulo Ortegal, considerado braço direito de Iris Rezende, rebate fala de Jovair Arantes sobre a última gestão emedebista na capital

O ex-auxiliar de Iris Rezende e coordenador da equipe de transição do prefeito eleito Sandro Mabel (MDB), Paulo Ortegal (MDB), rebateu a declaração do atual secretário de Governo da Prefeitura de Goiânia, Jovair Arantes, que, na semana passada, disse que Mabel irá receber uma cidade melhor do que aquela que Rogério Cruz recebeu. Arantes insinuou que Cruz teria recebido de Iris Rezende, que comandou o Paço entre 2017 e 2020, uma gestão em dificuldades, quando a realidade prova que foi justamente o contrário.

Para Ortegal, que foi braço direito de Iris, a declaração de Jovair não se sustenta e cita números da gestão irista para rechaçar a fala do auxiliar de Cruz. Ao encerrar seu quarto mandato à frente da prefeitura de Goiânia, Iris deixou as contas equilibradas, obras licitadas e contratadas com dinheiro em caixa para a conclusão, salários em dia e a saúde funcionando perfeitamente.

“Quando Iris deixou a prefeitura, havia mais de R$ 1 bi em caixa, a cidade estava arrumada e as pesquisas indicavam que seria reeleito no 1º turno. Foi decisão dele não continuar no cargo. A cidade queria. E agora, o que a população pensa do atual prefeito? Como está sua avaliação? As contas estão sadias? O povo não é bobo!”, frisou Ortegal em nota à Coluna Giro, do jornal O Popular.

De fato, quando decidiu não concorrer à reeleição, em agosto de 2020, pesquisas internas indicavam que Iris tinha cerca de 78% das intenções de voto, o que lhe garantiria uma eleição tranquila em primeiro turno. Ao final do seu mandato, as contas estavam equilibradas e a prefeitura dispunha de uma robusta disponibilidade de caixa. Ainda em agosto de 2020, Iris entregou à Comurg 49 caminhões zero km específicos para a coleta de resíduos orgânicos.

Diferente do que Jovair tenta passar à população, o fato é que a atual gestão enfrenta sérias dificuldades, sobretudo na área da saúde. Por falta de repasses, maternidades e hospitais conveniados deixaram de atender os moradores, os rombos na Comurg e Imas assombram a próxima gestão e a equipe de transição de Mabel trabalha com a possibilidade de um déficit nas contas públicas que pode ultrapassar R$ 1 bilhão.

Outros emedebistas também criticaram a fala de Jovair Arantes e disseram que o auxiliar de Rogério Cruz parece estar desconectado da realidade, e não deve ter se atentado à própria gestão que integra. Diferente de Iris Rezende, que terminou seu último mandato celebrado como o melhor prefeito da história da capital, o governo de Jovair ostenta uma das piores avaliações da história de Goiânia.

Na busca por um novo mandato, Cruz foi apenas o 6º colocado na disputa de outubro último, obtendo pouco mais de 20 mil votos, meros 3,14% dos votos válidos, votação vergonhosa para um candidato à reeleição, o que prova o fiasco da sua administração.

 

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.