Pesquisa Real Time Big Data de intenção de voto para governador de Goiás, divulgada na noite desta quinta-feira (26/05), confirma que o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), é o preferido do eleitor goiano para o governo do Estado nas eleições de outubro próximo. Segundo o instituto, o pré-candidato à reeleição pelo União Brasil tem 33% das intenções de voto, contra 18% do segundo colocado, o ex-governador Marconi Perillo, do PSDB. Em terceiro lugar aparece o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha, do Patriota, com 16% da preferência do eleitor goiano.
Na sequência, os pré-candidatos deputado Major Vitor Hugo (PL) e Wolmir Amado (PT) aparecem empatados com 8% das intenções de voto, cada. O senador Vanderlan Cardoso, do PSD, também recebeu 8% das indicações de voto, mas ele sustenta que não será candidato nas próximas eleições. Votos brancos e nulos somaram 4%, não sabem ou não responderam também 4%.
Na semana passada, pesquisa divulgada pelo Instituto Brasmarket já apontava Ronaldo Caiado como líder isolado na preferência do eleitor para o governo de Goiás. Naquele levantamento, no cenário com o nome do ex-governador tucano, o atual governador alcançou 44,1% das intenções de voto. Diferente dos números divulgados pela Real Time Big Data, o segundo colocado apontado pela Brasmarket é o pré-candidato do Patriota, com 16,1%. Marconi Perillo vem em terceiro, com 9,6% dos votos.
No levantamento espontâneo, aquele em que o eleitor declara o seu voto sem ter acesso a uma lista com os nomes dos prováveis candidatos, a pesquisa Real Time mostra Caiado à frente, com 25% das intenções de voto e uma ampla vantagem sobre o segundo colocado, Marconi Perillo, que aparece com 8%. Gustavo Mendanha vem em terceiro, com 6%.
A pesquisa, que foi a segunda realizada pela Real Time Big Data no Estado, ouviu 1,5 mil eleitores goianos por telefone entre os dias 24 e 25 de maio. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.