Praticamente ninguém, nem na base e nem na oposição, tem dúvidas: José Eliton deve mesmo ser substituído e um novo nome será escolhido candidato da base do governo para as eleições majoritárias de outubro próximo. O nome mais cotado é o do ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP).
De acordo com fontes palacianas, os números da pesquisa Serpes, anunciada para o próximo fim de semana, serão o elemento final para retirar do vice-governador qualquer possibilidade de manter-se como candidato da base. As conversas, segundo essas fontes, não têm sido amistosas e Zé Eliton não estaria assimilando bem a ideia de abandonar o pleito.
Caso os números da pesquisa não favoreçam o vice-governador, aliados entendem que não subsistirá razão para que Zé Eliton se mantenha candidato. Todos entendem que o candidato do Marconi, como é chamado Zé Eliton, teve tempo suficiente para consolidar sua candidatura e não o fez. “São mais de três anos de campanha. Se não emplacou até agora, não emplaca mais”, diz um tucano para justificar a troca do candidato.