Prefeitura de Goiânia mantém diálogo para reabertura segura do comércio, mas isso só ocorrerá quando as condições epidemiológicas permitirem, diz secretário
De acordo com Vassil Oliveira, secretário de Comunicação da Prefeitura de Goiânia, não existe uma data definida para a flexibilização de setores da economia, como chegou a ser divulgado pela imprensa. O que há, segundo ele, é um diálogo aberto e constante com empresários e sociedade para que se encontre o melhor momento de permitir a reabertura segura dos comércios que ainda permanecem fechados em virtude da pandemia.
Em entrevista ao JA1 da Televisão Anhanguera no início da tarde desta quarta-feira, 03/06, o secretário de Comunicação da Prefeitura de Goiânia, Vassil Oliveira, esclareceu que não há uma data definida para a reabertura de setores da economia que ainda permanecem fechados em virtude da decretação do isolamento social no Estado e em Goiânia. Segundo o auxiliar do prefeito Iris Rezende, o que há é um diálogo aberto e constante com os setores empresariais, cujo objetivo é estabelecer o melhor momento para uma retomada segura das atividades econômicas no âmbito do município.
“A Prefeitura tem recebido e conversado com todos os empresários, com a sociedade de uma forma geral, e é isso o que baliza as ações da administração municipal, juntamente com as notas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde. Nada é feito sem que a preservação da saúde, da própria vida da população, esteja em primeiro lugar. Isso é o que delineia cada passo da gestão Iris Rezende”, afirmou.
O secretário fez questão de lembrar as posições adotadas pelo prefeito Iris Rezende mesmo antes da pandemia chegar em Goiânia. Vassil lembrou que o prefeito foi um dos primeiros do país a decretar situação de emergência em saúde pública, o que permitiu a criação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-Goiânia-Covid-19), entidade com autoridade para modificar/alterar as medidas referentes ao enfrentamento da proliferação do novo cornavírus, e reforçou que a determinação do emedebista tem sido para que se priorize a vida, em detrimento de qualquer outra questão.
“O prefeito Iris Rezende tem sido muito firme nesse propósito: o de salvar vidas. Essa é a recomendação que ele nos passa e passa para toda a sociedade”, explica.
Vassil também chamou a atenção para a responsabilidade que todos devem assumir nesse momento de grave crise sanitária pelo qual passa o mundo e que só será vencida com cada um respeitando as adversidades desse momento que não tem precedentes nos últimos 102 anos.
“A responsabilidade é da Prefeitura, mas é também do empresário, do cidadão. O próprio prefeito Iris Rezende, com toda sua experiência, com mais de 60 anos de vida pública, já declarou que nunca viveu algo parecido, então é preciso que cada um assuma sua responsabilidade nesse contexto de crise, para que juntos possamos vencer a pandemia”, pontua.
Reunião ordinária do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-Goiânia-Covid-19), realizada na tarde da última terça-feira, 02/06, respaldou o decreto municipal que reabriu os mercados, as imobiliárias e permitiu a volta da preparação física dos jogadores dos times de profissionais de futebol. Para o comitê, o retorno das três atividades autorizadas pelo decreto 1.113, de 29 de maio de 2020, não deverá implicar em aumento das aglomerações e consequente transmissão da doença.