Ao comentar o resultado do levantamento de intenção de voto para prefeito de Goiânia, realizado pela Goiás Pesquisas/Mais Goiás, divulgada nesta terça-feira (17/09), o analista político Fabrício Carvalho avalia que o avanço do candidato governista Sandro Mabel (UB) no cenário eleitoral da capital reflete aquilo que ele identifica como dinâmica clássica de acúmulo de capital político, que, segundo o especialista, está baseada em três pilares essenciais: estrutura partidária, apoio de lideranças populares e domínio do espaço midiático.
No levantamento, que é o segundo divulgado pelo instituto Goiás Pesquisas, Mabel aparece com 25,45% das intenções de voto, quase 10 pontos à frente da segunda colocada, a deputada Adriana Accorsi (PT), que tem 16,47% da preferência do eleitorado goianiense. Em terceiro lugar, vem Vanderlan Cardoso (PSD), que foi citado por 15,47% dos entrevistados na pesquisa estimulada.
Carvalho aponta como ponto de destaque na campanha do governista, além do apoio do governador Ronaldo Caiado, cuja popularidade seria um ativo político substancial, a presença da advogada e empresária Ana Paula Rezende, filha do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador do Estado, Iris Rezende Machado, nos eventos de apoio ao candidato, principalmente naqueles realizados na região Noroeste da capital, que se consolidou como uma das principais bases eleitorais do emedebista.
“A presença da Ana Paula Rezende na campanha do Sandro Mabel, principalmente na região Noroeste de Goiânia, carrega grande relevância simbólica e política. Iris Rezende, um dos maiores nomes da política goiana, construiu uma base eleitoral sólida e um legado de gestão pública amplamente reconhecido. Ao se engajar na campanha, Ana Paula herda parte desse capital político e fortalece a conexão emocional com o eleitorado mais tradicional, podendo influenciar diretamente o desempenho do candidato que ela apoia”, explica, elencando, também, a forte influência que o MDB, partido de Ana e Iris, tradicionalmente exerce nas eleições de Goiânia.
“O que estamos vendo, portanto, é a consolidação de uma candidatura baseada em fatores estruturais que aumentam as chances de sucesso eleitoral. Enquanto Adriana Accorsi e Vanderlan Cardoso ainda possuem tração, a combinação de estrutura partidária, apoio popular e forte presença midiática coloca Mabel em uma posição privilegiada para garantir uma vaga no segundo turno”, conclui Fabrício Carvalho.