O Procurador da República em Goiás, Helio Telho, em sua conta no Twitter, fez duras críticas ao Governo de Goiás, que tem culpado a legislação como sendo a responsável pelo aumento da criminalidade no Estado. Para Telho, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás tenta resolver os problemas da falta de segurança apenas com marketing. “Segurança pública com o gogó: SSP/GO culpa a lei pelo aumento da violência em Goiás. Em São Paulo a violência diminuiu. A lei é a mesma”, questiona.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que traz dados de 2014 e 2015, Goiás é o 6º Estado mais violento do País, com taxa de homicídios de 44,3 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes. O número é 4 vezes o considerado limite pela Organização Mundial de Saúde. O número absoluto de homicídios dolosos em Goiás no ano de 2015 foi de 2.927 mortes.
De acordo com o Procurador, São Paulo investiu no aumento e na qualificação do efetivo policial e construiu vários presídios, ao passo que Goiás sucateou a polícia e o sistema prisional. Telho é taxativo: “a lei é a mesma no país todo, em São Paulo houve redução da violência, em Goiás crescimento. Logo, a culpa não é da lei”, diz, assegurando, mais um vez, que o Governo de Goiás não tem um projeto sólido, com medidas de curto, médio e longo prazo para cuidar da violência e que só faz propaganda.