Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Goiânia, de autoria do vereador Clécio Alves (MDB), pretende retirar o nome do ambientalista, escritor e jornalista Washington Novaes do parque ambiental construído no Conjunto Vera Cruz II, na região Oeste de Goiânia, inaugurado pelo ex-prefeito Iris Rezende em dezembro do ano passado.
O Parque Municipal Washington Novaes está localizado no cruzamento das ruas Monsenhor Aldorando Mendes e Gercina Borges Teixeira, no setor Vera Cruz II, região Oeste de Goiânia. A unidade de conservação conta com pista de caminhada, playground, estação de ginástica, quadra poliesportiva e espaço de convivência. O projeto do parque foi doado pelo arquiteto Gabriel Henrique, auxiliado pelas arquitetas Thatyanne Moraes, Elaine Rodrigues e Carlos Henrique e nasceu do empenho do líder comunitário Rodrigo Prado, morador da região.
Em 28 de agosto do ano passado, o então prefeito Iris Rezende enviou à Câmara Municipal de Goiânia o projeto de lei com o objetivo de denominar Parque Municipal Grande Vera Cruz Jornalista Washington Novaes a parque localizado no Conjunto Vera Cruz II, em Goiânia. O parque chegou a ser inaugurado pelo prefeito Iris Rezende e pelo então presidente da AMMA, Gilberto Marques Neto, no dia 29 de dezembro último.
Em novembro de 2020, no entanto, o vereador Clécio Alves havia apresentado novo projeto mudando a denominação do parque, com o objetivo de homenagear um antigo morador da região, um policial militar que morreu em 2018. Se aprovado o projeto do emedebista, o parque passará a ser denominado de “Parque Municipal Sargento David Luiz Rodrigues”.
Parecer da área jurídica da Câmara Municipal, datado de 2 de dezembro de 2020, negou prosseguimento ao projeto apresentado pelo vereador, uma vez que já existia propositura idêntica tramitando na Casa, justamente o PL de autoria do então prefeito Iris Rezende, que dava ao parque o nome do escritor e jornalista goiano.
Em janeiro deste ano, no entanto, o atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, pediu à Câmara a restituição de todos os projetos de autoria do executivo em curso na Casa para análise. Com isso, o projeto de autoria do vereador Clécio Alves pôde, então, seguir tramitando e já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano, restando o plenário.
Moradores da região ouvidos pelo Blog manifestaram repúdio à propositura do vereador Clécio Alves e alegaram interesse político do emedebista, já que o parque teria sido concebido, construído e inaugurado sem que o vereador tivesse participado de qualquer uma das suas etapas.
Washington Novaes foi um dos principais nomes do jornalismo ambiental. O seu trabalho, premiado internacionalmente. popularizou a temática ambiental e indigenista muito antes do assunto virar tema de editorias especializadas. Novaes foi editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional e passou pelas principais redações do país, como Veja, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. No último veículo, publicou colunas entre 1997 e 2019, sendo a última em janeiro de 2019, sobre a mudança da Funai para o Ministério da Agricultura, reforma promovida pelo presidente Jair Bolsonaro logo no começo do mandato.