Levantamentos do instituto Paraná Pesquisa, realizados em 14 capitais brasileiras entre março e julho deste ano, apontam que o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), figura entre os três gestores piores avaliados por seus respectivos eleitorados. De acordo com a pesquisa, a gestão de Cruz é desaprovada por 56,6% da população goianiense, à frente apenas de Edmilson Rodrigues (Psol), de Belém-PA, que tem índice de desaprovação de 68,8%, e de José Pessoa Leal, também do Republicanos, que tem uma gestão reprovada por 82,8% dos eleitores de Teresina-PI. Os dados foram compilados pela Revista Veja.
Segundo a pesquisa feita em Goiânia no início do mês de julho último, 37,1% dos moradores da capital goiana dizem aprovar a administração de Cruz. 6,3% dos entrevistados não têm opinião formada ou simplesmente preferiram não opinar. O estudo ouviu 761 eleitores com 16 anos ou mais, durante os dias 29 de junho e 3 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa também quis saber que avaliação o goianiense faz da administração de Rogério Cruz. Apenas 2% dos entrevistados disseram que a gestão do atual prefeito é ótima, outros 19,3% a classificam como boa. 32,1% disseram que o republicano faz uma gestão regular, e 44,3% avaliam o governo de Rogério Cruz como ruim (11,6%) e péssima (32,7%). Outros 2,4% não sabem ou não opinaram.
Intenção de voto
Os elevados índices de rejeição apresentados pela pesquisa deixam evidente, dizem especialistas, que Rogério Cruz enfrenta um processo de desgaste junto à população que pode inviabilizar seu projeto de reeleição, e isso é corroborado pelo levantamento de intenção de voto para prefeito de Goiânia, também divulgado pela Paraná Pesquisas.
Nos dois cenários estimulados – um com o nome do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha, que a priori não reúne condições jurídicas para disputar o pleito em Goiânia no ano que vem, e outro com o nome da possível candidata do MDB, Ana Paula Rezende -, o prefeito Rogério Cruz aparece apenas em 4º e 5º lugar, respectivamente. No melhor dos cenários, Cruz tem apenas 7,9% das intenções de voto do eleitor goianiense.