O governador Ronaldo Caiado informou na noite desta terça-feira que Goiás foi autorizado a importar em caráter excepcional 142 mil doses da vacina Sputnik V, da Rússia, quantitativo suficiente para imunizar 71 mil goianos, ou 1% da população. A decisão colegiada da Anvisa acatou o voto do diretor relator Alex Machado Campos, que justificou a autorização do referido percentual por se tratar de quantitativo reduzido de doses vacinais, o que, além de permitir o adequado monitoramento e ação imediata caso necessário, não inviabiliza o custo do processo de importação.
“Ótima notícia: Anvisa deu aval para Goiás importar excepcionalmente a vacina Sputnik V. Vamos adquirir 142 mil doses para 71 mil goianos (1% da população). Esse é o limite permitido pela agência para estados que pediram autorização. O importante é vacinar a nossa gente!”, escreveu Ronaldo Caiado em sua conta no Twitter.
De acordo com o parecer, após o uso do referido quantitativo, a Anvisa avaliará os dados de monitoramento do uso da vacina, a fim de subsidiar nova deliberação da Agência quanto aos próximos quantitativos a serem importados. Mantido o status probatório para análise de tais pedidos de importação da vacina Sputnik V, a Diretoria Colegiada da Anvisa deliberará sobre os próximos pedidos por meio de Circuito Deliberativo.