O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse nas redes sociais que está descartado qualquer aumento de alíquota de ICMS sobre combustíveis em Goiás. “Eu desautorizo qualquer aumento de ICMS em Goiás. Ainda mais durante um período tão difícil vivido por nossos trabalhadores. Aqui não vai ter!”, escreveu na sua conta no Twitter.
A manifestação do governador goiano se deu depois de matéria do jornal Folha de São Paulo, e replicada em vários jornais locais, intitulada “Após Isenção de Impostos Federais, 18 estados e DF aumentam ICMS sobre o diesel”, publicada neste sábado, 13.
Caiado lembrou que há anos não há aumento de alíquota de ICMS no Estado e foi peremptório ao dizer que não isso não vai ocorrer agora. “Em Goiás não aumentamos ICMS há anos! E não vou admitir isso”, afirmou.
Sobre o assunto, o Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda (Consefaz), esclarece que não houve alteração da alíquota do ICMS sobre combustíveis nos últimos anos na grande maioria dos Estados e que alta dos preços dos combustíveis nada tem a ver com as políticas estaduais.
“A variação de preços, conforme têm colocado reiteradamente os governos estaduais, não tem a ver com os tributos, mas sim com a política de preços praticada pela Petrobras, que alinha os preços ao mercado internacional”, explica o Consefaz.