O governador Ronaldo Caiado participou, nesta terça-feira (22/12), da inauguração do viaduto do Complexo Viário da Avenida Jamel Cecílio. O ato foi realizado pelo prefeito Iris Rezende, que completa 87 anos. “Homem que fez grande escola política no Estado. No seu aniversário, ao invés de darmos presente, ele presenteia toda população de Goiás e de Goiânia”, celebrou. “As obras de Iris estão vivas até hoje, diferente de outras. Essa é a grande diferença”, disse em menção à qualidade do empreendimento entregue.
Antes da solenidade, durante desfile cívico, as forças de segurança do Estado fizeram uma especial deferência ao prefeito. O gesto, explicou Caiado, foi a forma que encontrou de prestar uma homenagem à altura da trajetória do prefeito. “Nesta hora, as tropas de segurança pública, pelas quais tenho especial carinho como governador, prestam-lhe todas as honras de Estado pela sua trajetória de vida. Só se presta continência a quem tem honra. É o que Goiás diz: você nos representa”, frisou Caiado.
Emocionado, o prefeito relembrou o momento em que chegou à capital, de onde passou a ser conhecido no Estado e no País. “Sempre procuro retribuir a Goiânia, que recebeu aquele jovem de 15 anos, da roça. Ela é minha preocupação permanente e profunda”, afirmou.
Iris revelou também que se emocionou com a homenagem ao cantor goiano Leandro, que morreu em 1998. “A escolha não foi de graça. Leandro e Leonardo difundiram Goiás no Brasil inteiro. Despertavam a atenção do povo brasileiro e nosso Estado foi se popularizando”, destacou. Sobre a obra, disse que se trata de demanda antiga da população. “Goiânia é uma cidade com índice de crescimento extraordinário e isso impõe ao poder público a construção de obras de infraestrutura.”
Segundo Caiado, Iris é um líder que se portou sempre com coragem, mesmo nos momentos mais delicados da vida política nacional. “Nunca se acovardou; nunca deixou de estar junto da população. A vida inteira defendeu Goiás com altivez”, sublinhou. O governador ressaltou que a paixão do prefeito pelo trabalho e por Goiânia é “invejável”.
O empreendimento, chamado Complexo Viário José Luiz da Costa, é uma das maiores intervenções que a Prefeitura de Goiânia realizou nos últimos anos em busca de maior fluidez no trânsito da capital. “Vai ser um eixo de integração lá de Bela Vista, para quem vem pela GO-020, com [as avenidas]Jamel Cecílio, 136, T-55 até a T-3”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos. “Aqui, por coincidência, nós tivemos um solo muito mole, pior até que areia. Mas nós reforçamos para que todo esse complexo fosse assentado em bases sólidas, sem nenhum problema de estabilidade e essa obra aqui vai ficar por centenas e centenas de anos”, assegurou.
A estrutura é composta por três elementos: o elevado, na Avenida Jamel Cecílio; uma rotatória em nível, na Alameda Leopoldo de Bulhões; e a trincheira, na Marginal Botafogo, que passará por baixo. As duas últimas estão em fase de construção.
Participaram da inauguração os secretários de Estado Rodney Miranda (Segurança Pública) e coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar), o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Renato Brum; o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.
Com informações da Secom/Goiás