Depois de 10 anos, as obras do aeroporto de Santa Helena de Goiás, cidade a 200 km de Goiânia, foram concluídas e o empreendimento deve ser entregue à população nos próximos dias. Isso está sendo possível graças a uma parceria firmada entre a Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra) e a Prefeitura de Santa Helena de Goiás, administrada por João Alberto Vieira Rodrigues, do Patriotas.
De acordo com a Goinfra, estão sendo feitas as últimas adequações do sistema de balizamento e em breve o aeroporto deve receber a vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que fará a homologação da pista para definitiva abertura do tráfego aéreo do novo aeroporto de Santa Helena de Goiás.
O empreendimento foi construído ainda no governo de Alcides Rodrigues, em 2010, mas, findo o mandato do hoje deputado federal, não foi providenciado a regularização do aeroporto. Segundo consta, havia uma pendência jurídica sobre a área onde foi construída a pista, o que nunca foi resolvido pelo ex-governador Marconi Perillo.
Lideranças locais, adversárias políticas do tucano, afirmam que faltou interesse de Perillo em resolver as pendências que impediam a liberação do aeroporto. Agora, no entanto, por empenho do governador Ronaldo Caiado e do prefeito de Santa Helena, a situação jurídica do empreendimento foi resolvida e a pista deve receber autorização da Anac para abertura do tráfego aéreo.
Além dos benefícios para os próprios moradores de Santa Helena de Goiás e outros municípios vizinhos, o novo aeroporto vai contribuir sobremaneira no funcionamento da plataforma multimodal da ferrovia Norte-Sul.