Julho é mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Durante a campanha batizada de Julho Verde, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), está orientando a população a adotar hábitos de vida saudáveis capazes de prevenir casos da doença, responsável pela segunda maior incidência de tumores entre os homens. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em cada ano do triênio de 2023 a 2025, serão registrados 15 mil novos casos no Brasil.
O câncer de cabeça e pescoço tem como principais fatores de risco o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade e exposição a produtos químicos. Os registros apontam que, no ano passado, foram notificadas 1.502 mortes pela doença. Desse total, 908 (60,45%) eram homens e 594 (39,55%) eram mulheres.
O coordenador de Oncologia da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais/SES-GO), Kleber Júnior Rodrigues Monteiro, destaca a importância de as pessoas estarem atentas aos principais fatores de risco e procurarem o serviço de saúde de imediato, se apresentarem algum sintoma da doença (veja relação abaixo).
Kleber Monteiro enfatiza que o diagnóstico tardio é um dos principais desafios no tratamento dessa forma de câncer, afetando negativamente a sobrevivência dos pacientes. Ele destaca que a SES-GO dispõe de uma rede bem estruturada para o cuidado de casos oncológicos.
Sintomas da doença
* Nódulos que crescem rapidamente, associados à dor ou rouquidão.
* Afta que não cicatriza por mais de 15 dias.
* Alteração persistente da voz (rouquidão).
* Nódulo na língua, tipo verruga que dói.
* Sensação de espinho na garganta ou dor contínua.
* Manchas brancas na mucosa oral.
* Dores constantes de ouvido.
* Sangramento ou obstrução nasal.
* Consultas médicas rotineiras fazem parte da prevenção contra o câncer de pescoço e cabeça.
Com informações da Secretaria da Saúde – Governo de Goiás