Dados divulgados pelo Jornal O Globo no último dia 25 de agosto colocavam Goiás como um dos cinco estados que tiveram aumento de homicídios nos primeiros quatro meses deste ano. Segundo a reportagem, os dados haviam sido repassados pelo Ministério da Justiça, via da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e registravam 892 crimes violentos ocorridos no Estado no período de janeiro a abril de 2019.
Os números corretos, no entanto, apontam que ocorreram, na realidade, 693 mortes por crimes violentos em Goiás no período apurado, o que de fato comprova que houve uma diminuição de 9,17% nessas modalidades de crimes entre janeiro e abril deste ano.
Em nota, o Governo de Goiás esclareceu que os dados da Senasp continham um erro com relação ao número absoluto de Crimes Violentos Letais Intencionais (C.V.L.I.) ocorridos no período divulgado pelo jornal O Globo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, o órgão nacional havia duplicado o número de ocorrência referente ao mês de janeiro de 2019, alterando o número absoluto de crimes violentos, bem como os percentuais e o ranqueamento do Estado de Goiás no cenário nacional.
De acordo com a nota emitida pelo Governo, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás entrou em contato com a SENASP, que reconheceu o erro e se comprometeu a fazer a correção dos dados no sistema nesta segunda-feira, 26.
“No período de janeiro a abril de 2019 (foco da matéria) houve uma redução de 9,17% nos C.V.L.I.´s, no Estado de Goiás, com relação a idêntico período do ano anterior”, diz a nota.
A SSP-GO afirmou, ainda, que as quedas nos roubos foram ainda mais acentuadas, “fruto da aposta do Governo de Goiás no tripé: Inteligência, Integração e Integridade. Por fim, importa acentuar que os números da criminalidade seguem em acentuada tendência de queda, com resultados ainda mais expressivos nos últimos meses”.
Atualizado às 17:24
Conforme prometido, a Secretaria Nacional de Segurança Pública retificou os dados e o Jornal O Globo alterou os números na sua publicação, divulgando os índices corretos de crimes violentos letais intencionais ocorridos em Goiás no período de janeiro a abril de 2019, confirmando a redução de 9,2% na incidência desses crimes em relação ao mesmo período do ano passado.