O Site Diário de Goiás divulgou na manhã desta segunda feira, 14/11, um artigo assinado por “Redação”, intitulado “Ajuste feito por Marconi insere Goiás entre Estados com melhor situação fiscal no País“, em que diz que “O ajuste fiscal antecipado feito pelo governador Marconi Perillo ainda no final de 2014 evitou que o Governo de Goiás enfrentasse a situação de colapso” (sic). O artigo, divulgado na página do facebook do blog não foi bem recebido pelos internautas, que enxergaram no mesmo uma distância colossal da realidade vivida pelo Estado de Goiás.
O artigo publicado pelo blog, de fato, não retrata a verdade. Todos sabem que a situação fiscal de Goiás é uma das piores do Brasil, conforme foi divulgado pela Folha de São Paulo em junho último. De acordo com dados do Tesouro Nacional, GO, juntamente com RJ, RS, MG e AL, tem uma das piores contas públicas do País. A nota atribuída ao estado foi a D+.
Goiás gastou, em 2015, cerca de 63% da Receita Corrente Líquida com o funcionalismo, acima de 60%, que é o permitido constitucionalmente. Além disso, em 2015 Goiás fechou com o maior déficit financeiro orçamentário da sua história: 1,885 bilhões, além de não contabilizar o saldo devedor da Conta Centralizadora, que chegou a R$ 2,1 bilhões. De acordo com a área técnica da gestão de contas de Governo, do Tribunal de Contas do Estado, Goiás não cumpriu as vinculações constitucionais da Saúde, Educação e Cultura no ano passado e a rubrica Restos a Pagar foi 63% maior do que em 2014, atingindo a cifra de R$ 3,4 bilhões.
Confiram alguns comentários feitos no facebook em alusão ao referido artigo.