Entre em contato

Política

Último a entrar na disputa, Mabel já é segundo em intenção de voto para prefeito de Goiânia, mostra pesquisa Quaest

Candidato da base governista tem 19% das intenções de votos, mesmo percentual do candidato do PSD, Vanderlan Cardoso. Adriana Accorsi lidera numericamente o levantamento com 22%. Dada a margem de erro da pesquisa, que é de 3% para mais ou para menos, os três candidatos estão tecnicamente empatados

Publicado

on

Sandro Mabel (UB) é o candidato da base governista para prefeito de Goiânia nas eleições de outubro próximo

O candidato da base governista a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, do União Brasil, aparece em 2º lugar na pesquisa Quaest de intenção de voto, divulgada nesta terça-feira (03). Mabel tem 19% das intenções de voto, mesmo percentual de Vanderlan Cardoso, do PSD, e três pontos atrás da candidata do PT, Adriana Accorsi, que lidera numericamente com 22%. Dada a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os três candidatos estão tecnicamente empatados na disputa pelo Paço.

Na sequência, de acordo com a pesquisa estimulada, aparece Fred Rodrigues (PL), que tem 9% das intenções de voto, seguido por Matheus Ribeiro (PSDB), que foi citado por 6% dos entrevistados. Rogério Cruz, do Solidariedade, atual prefeito que tenta a reeleição, tem 4% das menções. Professor Pantaleão (UB) tem 2% das intenções de voto, segundo a Quaest. 11% dos eleitores seguem indecisos e 8% disseram que vão votar em branco ou anular o voto.

Último dos três primeiros a se apresentar para a disputa, Mabel é também, entre eles, o que tem o menor índice de rejeição (31%). Dos três, Adriana Accorsi lidera como a candidata mais rejeitada pelos eleitores goianienses, com 38% dos entrevistados dizendo que não votariam nela de jeito nenhum. Vanderlan vem em seguida com índice de rejeição de 35%. Rogério Cruz, no entanto, lidera o quesito rejeição entre todos os sete candidatos, com 41% dos eleitores dizendo que não votariam no atual prefeito da capital.

Para analistas, a grande estrutura de campanha, o apoio declarado do governador Ronaldo Caiado e um admirável volume de campanha do candidato governista explicam os números de Sandro Mabel no primeiro levantamento Quaest. É senso comum que Mabel imprimiu um ritmo muito intenso de campanha de rua, encontros e debates e que culminaram com a resposta do eleitor no primeiro levantamento Quaest para Goiânia.

Na avaliação de quem discute a política goiana e goianiense, a pesquisa mostra uma clara tendência de crescimento do candidato do governador Ronaldo Caiado, com potencial de voto relevante o suficiente para levá-lo ao segundo turno da eleição para prefeito de Goiânia. Dos eleitores que disseram conhecer Sandro Mabel, 38% afirmam que votariam no candidato do União Brasil, o segundo maior índice entre os prefeitáveis.

A Quaest, contratada pela TV Anhanguera, realizou 900 entrevistas com eleitores acima de 16 anos, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número GO-00762/2024.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.