Em sentido contrário ao que sugeriu o deputado Elmar Nascimento (UB-BA), líder do blocão na Câmara, lideranças do União Brasil anunciaram que preparam o lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a presidente da República nas próximas eleições gerais, em 2026. Na sexta-feira (22), Nascimento, em entrevista ao portal UOL, sugeriu que o seu partido não terá candidato próprio para disputar a sucessão do presidente Lula e que a tendência seria apoiar o petista na busca por sua reeleição. O correligionário de Caiado chegou a dizer que o governador goiano seria rifado da sua pretensão de concorrer ao Planalto. Lideranças do partido, no entanto, negaram essa hipótese e saíram em defesa do nome de Caiado.
Para que não pairem mais dúvidas sobre o compromisso do União Brasil de concorrer com candidato próprio à sucessão de Lula, o partido anunciou, um dia depois das declarações de Elmar Nascimento, que vai lançar a pré-candidatura de Ronaldo Caiado a presidente da República no próximo mês de março. A informação foi publicada pelo jornalista Caio Salgado, do jornal O Popular.
De acordo com lideranças do União Brasil, a data ainda será definida, mas o local escolhido para o lançamento de Caiado como nome do partido para 2026 é Salvador, capital baiana, justamente no estado de Elmar Nascimento. A decisão por Salvador ocorreu por conta de ser uma capital nordestina e pela força que o partido de Caiado tem por lá, principalmente pela liderança de ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, e do seu sucessor Bruno Reis, que foi reeleito para um novo mandato.
O próprio Bruno Reis saiu em defesa de Ronaldo Caiado após a entrevista do líder na Câmara. Para Reis, o governador goiano já mostrou que tem competência de sobra para a empreitada e, em alusão ao próprio Caiado, defendeu que o partido que tem o melhor governador do Brasil tem que ter candidato próprio à Presidência da República.
“Quem tem o melhor governador do país precisa ter candidato próprio à Presidência. Ronaldo Caiado é um orgulho para o nosso partido. Ele renova as nossas esperanças de um futuro muito melhor para o Brasil”, argumentou o prefeito soteropolitano, se referindo à pesquisa Atlas Intel, divulgada recentemente e que coloca a segurança pública do governo Caiado aprovada por 89% da população goiana.
Já ACM Neto, entusiasta da gestão Ronaldo Caiado e um dos principais aliados do goiano, afirmou que se depender dele e de outras lideranças do União Brasil, o governador de Goiás será o candidato da legenda na próxima eleição presidencial. Para Neto, o nome de Caiado surge naturalmente como pré-candidato do partido à sucessão de Lula, sobretudo por sua experiência política e pelo excelente trabalho que fez e faz no governo de Goiás, principalmente na área da segurança pública.
“Ronaldo Caiado tem serviços prestados, com bastante êxito, na política de segurança pública, no combate à violência, assim como indicadores sociais importantíssimos. Goiás tem o melhor Ideb do Brasil, então eu acho que o Caiado vai entrar nesse debate nacional, vai ser mais um nome como alternativa para o campo de oposição nacional”, apostou.
O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, em entrevista ao jornal O Globo, disse que, enquanto dirigente maior da legenda, vai trabalhar para que a sigla cresça e chegue em 2026 em condições de lançar seu próprio candidato para presidente da República. Segundo Rueda, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem todas as condições para ser o nome do União Brasil para encabeçar o desafio de disputar o Planalto. O dirigente assegurou que vai se esforçar para que o governador goiano esteja na disputa.
Pré-candidatura
Ronaldo Caiado já afirmou, mais de uma vez, inclusive, que seu objetivo, sem nenhuma margem para dúvidas, é se lançar à disputa pela Presidência da República no pleito de 2026. De acordo com Caiado, ele já teria a anuência e o apoio do União Brasil nacional para se apresentar como pré-candidato na corrida pelo Planalto nas próximas eleições gerais, fato que se confirma com o anúncio do lançamento do seu nome para a disputa presidencial.
Na condição de governador mais bem avaliado do Brasil, com apoio de mais de 80% da população goiana, chefe do Executivo de um estado que lidera o ranking da educação brasileira – Goiás é primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – e que é a unidade da federação onde mais se reduziu a violência no país, Ronaldo Caiado diz que é chegada a hora, depois de quase 40 anos na vida pública, colecionando cinco mandatos de deputado federal, um de senador e duas vezes governador, de ter a coragem e a dignidade de se apresentar à população brasileira na disputa pela cadeira de presidente da República.
“Com toda firmeza, devo dizer que é um objetivo que tenho na vida neste momento, que é disputar a Presidência da República. Com todo meu histórico na política, com cinco mandatos de deputado, um de senador, no segundo mandato como governador, eu tenho aí o apoio do meu partido (União Brasil) para que eu coloque meu nome como pré-candidato. Eu tenho andado o Brasil, eu tenho discutido a educação, a segurança pública, que são matérias que temos propriedade para discutir”, frisou.
You must be logged in to post a comment Login