O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), único governador goiano eleito e reeleito em primeiro turno, tem sido citado por parte da imprensa nacional como um dos principais nomes da direita tradicional brasileira capaz de liderar uma candidatura majoritária em 2026, principalmente como alternativa à polarização que tomou o país nos últimos anos. Na edição desta segunda-feira (03/07) do Jornal da GloboNews, o jornalista e comentarista político Gerson Camarotti, lembrou que Caiado começa a ser citado por integrantes do seu partido, o União Brasil, como um nome forte entre aqueles mais alinhados aos princípios da direita tracional.
“Tem um nome que é colocado, que é da tradicional direita brasileira, que sempre vocaliza um antipetismo muito forte, que é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Diante dessa pulverização da direita, o Caiado, que é muito bem avaliado em Goiás, começa a ser citado por integrantes do União Brasil como um nome forte também, nessa pulverização de candidaturas de direita”, pontuou Camarotti.
Reeleito em primeiro turno em outubro passado, Ronaldo Caiado é hoje o governador mais bem avaliado do Brasil, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na segunda-feira. A gestão de Caiado é aprovada por 76% da população goiana, o maior índice entre todos os governadores avaliados. Intransigente na defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, o governador goiano tem se destacado pela excelência da sua gestão nas várias áreas prioritárias da administração, como saúde, educação, segurança pública e programas sociais.
Na avaliação de especialistas, a postura republicana de Ronaldo Caiado e sua já comprovada competência administrativa fazem com que ele comece a ser celebrado como um dos principais atores políticos do cenário nacional, e que pode, sem dúvidas, liderar a direita racional, ou direita moderada, no Brasil, uma vez que, na busca do equilíbrio, defensores dos princípios mais caros ao espectro político da direita, como a defesa da propriedade privada e o liberalismo econômico, tendem a apoiar representantes que possam defender esses fundamentos respeitando a democracia e as instituições brasileiras.