Entre em contato

Política

Em editorial, jornal Estadão afirma que Bolsonaro é um golpista de corpo e alma

Na opinião do veículo de comunicação, o ex-presidente, ao longo de mais de três décadas de vida pública, jamais demonstrou apreço sincero pela ordem constitucional vigente

Publicado

on

"Bolsonaro é um golpista de corpo e alma", afirma o Estadão em editorial

O Jornal o Estado de São Paulo (Estadão), em editorial publicado na edição desta quinta-feira (15/02), afirma, sem meias palavras, que Jair Bolsonaro (PL), que foi alvo da Polícia Federal em operação que apura a tentativa de golpe de estado no Brasil, “é um golpista de corpo e alma”. Segundo a opinião do jornal, ao longo de mais de três décadas de vida pública, Bolsonaro jamais deu uma única demonstração de apreço sincero pela ordem constitucional vigente, por mais encabulada que fosse.

Para o Estadão, Bolsonaro faz jus ao seu passado de mau militar, que deixou o Exército em desonra em 1988 e que nunca fez as pazes com a redemocratização do País.

“Desde então, Bolsonaro apenas passou a se servir da política como mero instrumento para continuar fazendo o que fora impedido de fazer nos quartéis: insuflar a baderna, tratar adversários como inimigos e usar a truculência para impor uma agenda – além, é claro, de enriquecer a família”, diz o artigo de opinião.

O jornal diz que a natureza golpista de Bolsonaro fica transparente até mesmo quando ele simula fazer a defesa do Estado Democrático de Direito, numa referência ao ato convocado pelo ex-presidente para o próximo dia 25 de fevereiro, na Avenida Paulista.

“A tal manifestação não se presta a defender coisa alguma a não ser o próprio Bolsonaro. O objetivo do ato é tão escancarado que nem o ex-presidente tergiversou. “Mais do que discursos, (o importante é) uma fotografia de todos vocês (…) para mostrar para o Brasil e para o mundo a nossa união”, disse Bolsonaro em vídeo divulgado por suas redes sociais. Ora, o que é isso senão uma tentativa – mais uma – de estimular a hostilidade de parte da sociedade contra o STF, que no futuro próximo haverá de julgá-lo?”, questiona o Estadão.

O editorial termina dizendo que, embora o sistema de justiça brasileiro ainda discuta por quais crimes Bolsonaro deve responder, o fato é que o ex-presidente já foi condenado há muito tempo no julgamento moral.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.