Pesquisa realizada em todo o Brasil com o objetivo de consultar a população sobre o ambiente político do País, feita pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta quinta-feira (28/03), aponta crescimento do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), na intenção de voto para presidente da República nas eleições de 2026.
Num dos cenários estimulados, testados pelo estudo, sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030, Caiado aparece dividindo o terceiro lugar, em empate técnico com a atual ministra do Planejamento do governo Lula, Simone Tebet (MDB), com 7,7% das intenções de voto. Neste cenário, Lula tem 36,9% da preferência dos eleitores, seguido por Ciro Gomes (PDT), que tem 13,9% das intenções de voto, à frente da própria Tebet, que aparece com 9%.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento ouviu 2024 eleitores em 162 municípios dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, entre os dias 18 e 22 de março.
Na abordagem onde o eleitor teria de escolher apenas um entre dois candidatos, sendo um deles o atual presidente da República, Ronaldo Caiado, com o apoio de Jair Bolsonaro, alcança 32,6% das intenções de voto, contra 44,9% do petista.
O bom posicionamento de Caiado no levantamento aponta acerto do goiano na adoção de estratégias para se viabilizar pré-candidato a presidente da República. Nos últimos meses, Ronaldo Caiado tem feito acenos mais claros ao próprio Jair Bolsonaro e ao seu eleitorado. Os mais visíveis deles, sem dúvidas, foram sua participação no evento de apoio ao ex-presidente, realizado no último dia 25 de fevereiro, na Avenida Paulista, em São Paulo, e a visita ao estado de Israel, onde se encontrou com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e fez críticas ao presidente Lula.
A mudança no comando da executiva do União Brasil é outro fator que fortalece o projeto presidencial de Caiado. A saída de Luciano Bivar da presidência da legenda, e a ascensão de Antônio Rueda à direção do partido, era tida pelo governador goiano como fundamental para pavimentar o seu projeto de disputar a presidência em 2026.
Em recente entrevista à Folha de S. Paulo, Caiado considerou que tem o mesmo eleitorado de Bolsonaro e disse que pretende trabalhar para viabilizar seu nome na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026 com o apoio do ex-presidente, isso, claro, se o liberal não tiver condições jurídicas de disputar a eleição.
“O eleitorado conservador hoje atinge próximo de 70% da população brasileira. Nós reconhecemos que o ex-presidente Bolsonaro conseguiu, como nenhum outro, aflorar esse sentimento. Se realmente ele tiver condições de ser candidato, é indiscutível a liderança que ele exerce para poder ser candidato. Ora, não sendo ele, a minha trajetória de vida é exatamente no mesmo eleitorado do presidente Bolsonaro”, enfatizou.
Ronaldo Caiado vem se destacando pelos avanços da sua gestão à frente do Governo de Goiás. Sua alta aprovação no estado do Centro-Oeste tem chamado atenção da mídia nacional. Na sua estratégia para se firmar como um candidato competitivo, Caiado, que é o governador mais bem avaliado do Brasil, segundo pesquisa Atlas/Intel, não tem perdido a chance de levar para os debates nacionais pautas sobre temas sensíveis e cujo sucesso da sua administração o deram toda popularidade atestada pelas pesquisas, como segurança pública e a redução da pobreza em Goiás.