Há mais de 30 anos na política, eleito cinco vezes deputado federal, senador da República e duas vezes governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) tem ratificado sua condição de democrata e se manifestado a favor do respeito ao processo eleitoral e ao resultado das urnas. Recentemente, Caiado disse ao jornal Valor Econômico que a “eleição acabou”, e que é hora de distensionar, de dar continuidade ao que o povo o credenciou a fazer. Em artigo publicado no jornal O Popular nesta semana, o governador reforça esse distensionamento, se afasta da dicotomia política/ideológica e se compromete a fazer uma gestão com foco no rompimento do ciclo da pobreza, no combate à violência e à corrupção.
Em toda sua atuação parlamentar, e até antes dela, Caiado é reconhecidamente o digno representante da direita goiana, mantendo suas convicções políticas em defesa de temas caros a esse espectro político, como a defesa da propriedade privada, por exemplo. Eleito governador de Goiás em 2018, também no primeiro turno, Ronaldo Caiado entendeu que administrar um estado requer responsabilidade com o todo: segmentos e população, e a partir daí, pertencer a esse ou aquele espectro político deixou de ser o mais importante.
Diante da situação encontrada – um estado absolutamente comprometido do ponto de vista fiscal e financeiro, com ausência de políticas públicas que contemplassem a população goiana, especialmente os mais vulneráveis -, Caiado se afastou de rótulos ideológicos e passou a atender as demandas de um estado inteiro. Em quatro anos de gestão caiadista, Goiás se transformou, fruto de uma política comprometida com resultados que atendessem os 7,2 milhões de goianos.
No seu artigo, o governador lembra que os compromissos assumidos durante todo o primeiro mandato continuam sendo cumpridos, mesmo depois da vitória nas urnas. Segundo ele, as realizações do Governo de Goiás nestes quatro anos de mandato provam que suas ações jamais foram eleitoreiras ou tiveram o condão de apenas garantir um segundo mandato. Para Caiado, tudo tem sido feito com muita responsabilidade, e chama atenção para os avanços na Saúde, na Segurança Pública, na Educação, na Infraestrutura e, sobretudo, no âmbito social.
Para o governador, diferentemente do que ocorria no Estado num passado recente, todas as suas ações se fundamentam em políticas públicas sérias e consistentes. De acordo com Caiado, sua gestão inverteu a lógica eleitoreira que prevalecia em Goiás, onde as promessas eram feitas para se ganhar eleições, mas que não tinham continuidade após elas. “Seguimos investindo e ampliando ações na educação, na geração de empregos, no desenvolvimento social, na saúde, na segurança pública e na construção e melhoria de nossa infraestrutura. Tudo isto com muita responsabilidade”, frisou.
Caiado termina dizendo que, para ele, “reeleição nunca foi sinônimo de acomodação”, e reforça que quer ser cobrado pelo compromisso que assumiu com o desenvolvimento continuado e sustentável do Estado. Para deixar claro que, enquanto gestor, não se apega a rótulos políticos/ideológicos, Caiado lembra que o povo goiano valoriza suas raízes, tradições e sua origem rural, mas traz a modernidade e o progresso no DNA. “Goiás quer cada vez mais novidades, transformação e desenvolvimento real, com foco no rompimento do ciclo da pobreza, no combate à violência e à corrupção”, sustenta.