Entre em contato

Política

Caiado se firma como um dos principais protagonistas da política nacional

Único governador goiano eleito e reeleito em primeiro turno, Ronaldo Caiado se consolida como a voz sensata em meio ao período de maior turbulência política já vivida desde a redemocratização do país. Seu comportamento em defesa da democracia e dos resultados das urnas eletrônicas tem merecido reconhecimento público até de adversários históricos

Publicado

on

Governador Ronaldo Caiado (UB) se firma como um dos principais protagonistas da política nacional

Há quase 40 anos na vida pública, com um currículo respeitável de líder ruralista, cinco vezes deputado federal, senador da República e o único governador goiano eleito e reeleito em primeiro turno em Goiás, Ronaldo Caiado (UB) desponta como um dos principais protagonistas da política nacional na atualidade. Seu comportamento em defesa da democracia e dos resultados das urnas eletrônicas tem merecido o reconhecimento público, inclusive, de adversários até então históricos, como do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Requisitado pela imprensa nacional, Caiado tem mostrado habilidade na defesa do estado democrático, ao mesmo tempo que trabalha pela pacificação do país, ainda tomado por uma polarização extremada que levou a episódios de atentado às instituições e à democracia brasileira, como foi os ataques bárbaros de 8 de janeiro, quando uma turba de extremistas invadiu os prédios dos Três Poderes, em Brasília, e promoveu a maior destruição de patrimônio público de que já se teve notícias no Brasil.

O bom senso e a coerência do governador goiano tem chamado a atenção, e suas palavras, cada vez mais, têm ganhado espaço no meio político brasileiro. Recentemente, em entrevista à Rádio Bandeirantes, de São Paulo, Ronaldo Caiado, instado a comentar os primeiros três meses do governo Lula, foi prudente e evitou o que chamou de julgamento precoce do governo petista. Embora de correntes ideológicas distintas, Caiado preferiu pedir tempo para que se pudesse julgar o governo Lula. O gesto foi visto como uma forma de se evitar o acirramento político, num momento em que o país ainda se encontra em ebulição.

Noutro ponto, o chefe do executivo goiano lembrou que aquele que pretenda reivindicar o posto de líder de oposição no cenário nacional terá que agir com inteligência e se afastar dos extremos que alimentaram a polarização política no Brasil. Para Caiado, o brasileiro já está cansado de posições extremadas e ninguém aguenta mais essa discussão beligerante que tomou a política brasileira, ninguém mais tem estômago para isso, avalia.

Do alto de toda sua experiência política, Caiado afirma que “o brasileiro quer um processo de acalmia, quer eleição, quer resultado, mas ele não tolera mais esse enfrentamento, esse quadro de um vai pro céu e o outro vai pro inferno”. De acordo com o governador, só vai ter sucesso na oposição no Brasil, quem agir com inteligência, com argumentos, com conteúdo, com capacidade de debater, e o lado raivoso, que mostra total incapacidade de argumentar, esse aí vai ser cada vez mais desprezado pela população.

É essa postura que faz com que Ronaldo Caiado seja celebrado como um dos principais atores políticos do cenário nacional, e que pode, sem dúvidas, liderar a direita racional, ou direita moderada, no Brasil. Com a derrota de Jair Bolsonaro e os acontecimentos recentes de ataques às instituições, há, de fato, um desprezo do eleitorado brasileiro pelo extremismo demonstrado pelos seguidores do ex-presidente. Na busca do equilíbrio, defensores dos princípios mais caros ao espectro político da direita, como a defesa da propriedade privada e o liberalismo econômico, buscam representantes que possam defender esses fundamentos respeitando a democracia e as instituições brasileiras.

A esse comportamento sensato e coerente do governador goiano, soma-se a sua competência demonstrada no comando do executivo estadual. De um estado que figurava entre os quatro piores em situação fiscal do país em 2019, Goiás chegou a 2022, último ano do primeiro mandato de Caiado, como um dos melhores do país. Nesse período, o Estado avançou na nota de Capacidade de Pagamento, saindo de C para B; avançou três posições no Ranking de Competitividade dos Estados – de 13º para 10º; reduziu a Dívida Consolidada Líquida (DCL) para o menor nível da história de Goiás; colocou o Estado entre os mais seguros do país; regionalizou a saúde, transformou a educação e criou um grande volume de programas sociais para atender a população mais vulnerável do Estado.

Segundo pesquisa Serpes/FGM, divulgada no início do mês de março, o governo de Ronaldo Caiado é avaliado positivamente por 61,9% da população goiana. O índice de reprovação foi de apenas 7,4% (4,6% de ruim e 2,8% de péssimo). Em comparação com pesquisa realizada em setembro do ano passado, a avaliação positiva de Caiado subiu 11,7 pontos. Na época, 50,2% diziam que seu governo era bom ou ótimo. Em Goiás, crescem os movimentos espontâneos para que Ronaldo Caiado encabece um projeto político nacional em 2026. Ele próprio ainda não se manifestou sobre essa possibilidade, prefere dizer que está focado na sua gestão e determinado a concluir o que começou: devolver Goiás aos goianos.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.