O deputado federal Delegado Waldir, do União Brasil, duas vezes eleito o mais votado para a Câmara dos Deputados em Goiás, lidera disputa para o Senado Federal nas eleições de outubro próximo, segundo pesquisa Brasmarket, divulgada nesta sexta-feira (20/05). De acordo com o levantamento, Delegado Waldir tem 24,1% das intenções de voto para a única vaga na Câmara Alta.
Em segundo lugar aparece o ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), com 19,6% da preferência do eleitor. Na terceira posição, com 7,4% das intenções de voto, vem o deputado federal João Campos, do Republicanos. O ex-secretário de Transportes do governo de São Paulo e ex-deputado federal Alexandre Baldy, do PP, ocupa a quarta colocação com 5,3%
O ex-senador Wilder Morais, do PL, é o escolhido por 4,6% dos eleitores e está na quinta colocação do levantamento. Lissauer Vieira, do PSD, atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, vem em sexto lugar, com 4,5%. O último na preferência do eleitor para o Senado é Luiz do Carmo, que atualmente ocupa uma cadeira na mesma casa parlamentar, com 3,6% das intenções de voto.
Entre os nomes citados, apenas Wilder Morais já se definiu como pré-candidato ao Senado e vai concorrer na chapa majoritária do PL. Todos os outros ainda estão em fase de construção de candidatura, havendo a possibilidade, inclusive, que sejam lançadas candidaturas avulsas, uma vez que o TSE já sinalizou com a possibilidade da proposta.
A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número GO06414/2022.