Entre em contato

Últimos Posts

Dona Íris vai referendar o nome de Simone Tebet na convenção do MDB

A ex-deputada e ex-presidente nacional do partido é uma das integrantes da legenda aptas a votarem na convenção marcada para acontecer no próximo dia 27 de julho. A pré-candidata à presidência do MDB, Simone Tebet, enfrenta resistência de uma ala da sigla, que encontra dificuldades regionais para levar a candidatura própria à frente

Publicado

on

Ex-deputada federal por dois mandatos, ex-presidente do MDB nacional, nome histórico da legenda, Dona Íris de Araújo assegura que vai referendar o nome da senadora Simone Tebet para disputar a presidência da República pelo partido na convenção da sigla, marcada para acontecer no próximo dia 27 de julho. De acordo com a ex-primeira dama de Goiânia e de Goiás, ela conversou, via telefone, com a própria pré-candidata e garantiu seu apoio à emedebista.

A pré-candidata do MDB, no entanto, chegará à convenção do partido enfrentando resistências internas e sob desconfiança de que conseguirá manter a aliança com o PSDB, seu principal aliado na disputa. Lideranças, como Renan Calheiros, ameaçam, inclusive, judicializar o resultado da convenção, caso esta mantenha o nome de Tebet. Um grupo, composto por representantes de 11 diretórios estaduais, defende a retirada do nome da senadora da disputa presidencial devido ao seu mau desempenho nas pesquisas eleitorais. De acordo com o último Datafolha, a emedebista tem apenas 1% das intenções de voto.

Independente da briga interna, Dona Íris diz que se sente confortável no apoio à senadora, uma vez que sempre defendeu que o MDB lançasse nome próprio à Presidência da República e, por outro lado, sempre foi uma defensora aguerrida dos direitos políticos das mulheres, sendo uma incansável defensora da participação feminina na política.

A emedebista lamenta que o esforço de Simone Tebet para levar sua candidatura à frente possa ser em vão, e lembrou à própria senadora a importância de que as mulheres assumam lugar de destaque nas executivas dos partidos, para, justamente, terem mais chances de concorrer a cargos majoritários. “Disse a ela. Olha, Simone, enquanto as mulheres não assumirem cargos de direção nas executivas dos partidos, serão sempre relegadas a segundo plano. Os partidos fazem discursos de igualdade, de legitimidade feminina, mas na prática são apenas discursos”, frisou.

Ao tratar da mobilização do grupo contrário à sua candidatura, em evento em São Bernardo do Campo, Simone Tebet rebateu a tentativa de levar o MDB para a campanha de Lula. “Esses caciques são sempre os mesmos. São aqueles que tiveram no passado com o Lula, foram ministros dele. Vejam a fotografia. Ela tem cheiro de naftalina e remete aos mesmos erros do passado”, afirmou ela ao jornal O Globo.

A convenção do MDB será realizada, a princípio, na próxima quarta-feira (27/07), e os partidários com direito a voto poderão participar de forma remota.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.