Entre em contato

Política

Média das três últimas pesquisas mostra Caiado muito próximo de vencer no primeiro turno

Média das pesquisas de intenção de voto para o Governo de Goiás realizadas por três institutos diferentes, entre os dias 10 e 20 de julho, aponta que o atual governador Ronaldo Caiado (UB) lidera com folga a disputa, estando a pouco mais de 3 pontos de vencer no primeiro turno, caso sejam considerados apenas os votos válidos

Publicado

on

A média das pesquisas de intenção de voto realizadas pelos institutos Serpes/OPopular, Direct Pesquisas e Goiás Pesquisas/Mais Goiás, entre os dias 10 e 20 de julho e divulgadas nos últimos dias, aponta que o atual governador Ronaldo Caiado, pré-candidato à reeleição pelo União Brasil, estaria a pouco mais de três pontos percentuais de vencer a disputa já no primeiro turno. Caiado lidera com folga e soma 46,75% das intenções de voto, considerando apenas os votos válidos. O chefe do executivo goiano tem mais de 24% à frente do segundo colocado, Gustavo Mendanha, do Patriota, que tem 22,33% da preferência dos votos válidos.

No geral, Ronaldo Caiado lidera na média dos três levantamentos com 37,98% da preferência do eleitor goiano, seguido de longe pelo pré-candidato do Patriota, Gustavo Mendanha, que tem 18,17%. Em terceiro lugar, segundo a média das pesquisas, aparece o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 15%, seguido pelo pré-candidato do PL, deputado Major Vitor Hugo, com 6,63% das intenções de voto.

Pesquisas

O primeiro levantamento foi feito pelo instituto Serpes/OPopular, que ouviu 801 eleitores entre os dias 10 e 14 de julho. A pesquisa está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o número GO 02837/2022. De acordo com essa pesquisa, Ronaldo Caiado lidera a corrida para o Palácio das Esmeraldas com 37,6% das intenções de votos – vantagem de 18,9 pontos porcentuais sobre o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), que registra 18,6% das menções estimuladas. Na terceira posição, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) marca 15% das indicações. Levando-se em consideração apenas os votos válidos, Caiado tem 49,3% das intenções de voto e estaria a 0,7% de vencer no primeiro turno.

O segundo estudo foi divulgado pelo Instituto Direct, que entrevistou 1.201 eleitores em 50 municípios de todas as regiões de Goiás. Contratado pela Trilhas do Cerrado Produções e Publicidades, o levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-01376/2022. Na estimulada, Ronaldo Caiado lidera com 40,3% das intenções de voto. Gustavo Mendanha tem 16,8% das indicações, enquanto o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) surge com 16,1%. Vitor Hugo vem em quarto, com 5,7% das intenções de voto. Considerando-se apenas os votos válidos, Ronaldo Caiado teria, segundo o Instituto Direct, 50,4%, o suficiente para vencer a disputa no primeiro turno.

O terceiro levantamento, divulgado neste domingo (24/07), foi realizado pelo instituto Goiás Pesquisas/Mais Goiás. O instituto ouviu 821 eleitores com 16 anos ou mais no Estado, entre os dias 19 a 20 de julho “através de entrevistas telefônicas por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares (sistema URA – Unidade de Resposta Audível – reversa), com base em questionário estruturado”.

Na pesquisa, que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-00832/2022, Ronaldo Caiado (União Brasil) aparece à frente com 36,05% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, o gestor aparecia com 30,82%. Ele é seguido pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) que tem 19,12% e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) com 13,89%. Eles tinha, respectivamente, 22,41% e 15,35%, no levantamento anterior. Completa a lista o deputado federal Vitor Hugo (PL), com 11,08%. Em relação aos votos válidos, Caiado soma 40,54% das intenções de voto.

Continue Reading

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.