O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) deve anunciar no próximo sábado (16/07), durante evento no Clube Jaó, em Goiânia, para qual cargo deve se candidatar nas eleições de outubro próximo, se para governador ou para senador. A data do evento pode não ter sido escolhida aleatoriamente, já que está prevista para a próxima sexta-feira (15/07), portanto um dia antes do anúncio de Perillo, a divulgação da pesquisa Serpes de intenção de voto para o governo de Goiás e também para o Senado Federal.
Aliados do tucano ouvidos pelo Blog disseram que é apenas uma coincidência e que o evento já tinha sido definido há vários dias, nada tendo a ver com a divulgação da pesquisa. Segundo eles, há uma forte pressão para que o tucano concorra ao governo de Goiás, mas o próprio Marconi não teria decidido a respeito. Em entrevistas, o tucano tem dito que não tem um projeto pessoal e que seguirá o caminho que o partido e aliados indicarem.
A Pesquisa Serpes foi registrada no TSE no último dia 09/07, com data de divulgação prevista para o dia 15/07. A coleta dos dados será feita entre os dias 10/07 e 14/07. Será aferida a intenção de voto espontânea e estimulada dos candidatos a governador de Goiás, senador por Goiás e presidente do Brasil e respectivas rejeições mediante a aplicação de questionário estruturado à uma amostra representativa do universo do eleitorado do Estado de Goiás. O tipo de entrevista, segundo o instituto, será domiciliar e presencial.
De acordo com o questionário da pesquisa, anexado ao registro da pesquisa no site do TSE, serão simulados três cenários de segundo turno: Caiado (UB) x Mendanha (Patriota); Caiado x Perillo e Caiado x Vitor Hugo (PL). A pesquisa foi encomendada pela Organização Jaime Câmara e vai ouvir 801 eleitores, com margem de erro de 3,5%. É o 2º levantamento do instituto Serpes para as eleições gerais 2022 em Goiás.