O governador Ronaldo Caiado realiza, nesta segunda-feira (24/07), a transferência simbólica das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais para a cidade de Goiás, como parte das comemorações do aniversário de 296 anos da antiga capital do estado, celebrado no próximo dia 25. O evento acontece em frente ao Palácio Conde dos Arcos, no centro histórico. À tarde, Caiado formaliza as instalações de órgãos do Judiciário e concede comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a homenageados.
Pela manhã, após a solenidade oficial de transferência, que acontece às 8h30, o governador visita a sede do Poder Judiciário na cidade, a primeira comarca do estado de Goiás. O novo Fórum do município, inaugurado no último mês de abril, é a primeira unidade judiciária do estado com sistema 100% digital. Em seguida, às 11h30, o governador participa da instalação simbólica do Ministério Público de Goiás (MPGO) em um dos prédios mais importantes da antiga Vila Boa, a Casa de Fundição.
À tarde, Caiado instala a sede simbólica da Defensoria Público do Estado de Goiás (DPE-GO), no Colégio Sant’Ana, às 15h, e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), na sede da subseção municipal, às 16h, ambos no centro histórico. Nesta segunda (24/07), a DPE-GO oferece assistência jurídica integral e gratuita à população em situação de vulnerabilidade, com serviços de regularização de guarda, divórcio, informações sobre violência doméstica, medidas protetivas e reconhecimento de paternidade.
Homenagem
Ao final do dia, o governador entrega a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a maior honraria concedida pelo Estado, para homenageados. A cerimônia está prevista para às 18h30, na Praça do Chafariz, no centro histórico. O objetivo é agraciar pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes que, por relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, mereçam o reconhecimento do Estado de Goiás.
Com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás