Visando sensibilizar professores, pais, responsáveis e alunos para comportamentos seguros no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizará, de 22 a 31 de janeiro, a tradicional campanha de conscientização de volta às aulas. A equipe da Escola Pública de Trânsito conduzirá as atividades em Goiânia, com apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM). As ações terão início na segunda-feira (22/1), no Colégio Ipê, no Setor Bueno, e também no Colégio Degraus, das 6h30 às 12h30.
O foco da campanha é a conscientização sobre o transporte correto de crianças, equipamentos de segurança, respeito à faixa de pedestre, parada ou estacionamento de veículos em fila dupla (o que não deve ocorrer, mesmo que por alguns segundos). Durante o ano letivo, motoristas em geral devem evitar trafegar nas proximidades das escolas em horários de entrada e saída de alunos — exceção aos pais e aos profissionais ligados às instituições de ensino.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, destaca os cuidados que pais, professores e alunos devem ter em relação ao trânsito e que o respeito às leis ajuda a preservar vidas. “Esse período aumenta a quantidade de pessoas circulando na entrada/saída das escolas, tornando o trânsito de veículos mais perigoso. Temos ainda a falta de atenção dos alunos que, muitas vezes, estão focados em outra coisa, como o celular”, alerta o gestor.
Delegado Waldir ressalta que crianças e adolescentes aprendem muito mais pelo exemplo. “Portanto não estacionem em fila dupla, não avancem sinal vermelho do semáforo, usem cinto de segurança, não mexam no celular. Façam sua obrigação, deem o exemplo, para que seus filhos se tornem condutores ainda mais conscientes”, finaliza o presidente do Detran-GO.
Educação no trânsito
As ações educativas do Detran-GO são realizadas rotineiramente com o intuito de promover a melhoria no trânsito por meio da conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Além de abordagens, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), a autarquia promove palestras, cursos e blitzes educativas. As escolas ou instituições interessadas podem solicitar a realização da ação educativa à Gerência de Educação de Trânsito, pelo número (62) 3272-8079.
Com informações do Departamento Estadual de Trânsito – Governo de Goiás