A oficialização da pré-candidatura do senador Vanderlan Cardoso (PSD) à reeleição, anunciada na tarde desta quinta-feira (12), reforça o desenho político da base governista para as eleições de outubro. Prestigiado pelo governador Ronaldo Caiado (União) — agora seu correligionário — e pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB), pré-candidato ao governo, Vanderlan tratou de deixar claro que sua permanência no grupo não é circunstancial. Segundo o senador, sua intenção sempre foi caminhar ao lado da base liderada por Caiado e Vilela, reforçando a coesão do bloco governista no cenário pré-eleitoral.
Durante o anúncio, Vanderlan enfatizou que considera natural apoiar a chapa majoritária que se desenha em Goiás, com Caiado como principal liderança política do grupo e Daniel Vilela como candidato ao governo. Ao sinalizar alinhamento com o projeto governista, o senador busca consolidar sua posição dentro de uma aliança que reúne ampla capilaridade política no estado. Mais do que um gesto protocolar, o movimento indica a aposta de Vanderlan na força eleitoral do grupo que hoje controla o Executivo estadual.
O próprio senador reconheceu que disputar a reeleição integrado a essa base representa uma vantagem estratégica significativa. Em suas palavras, fazer parte de um grupo político como o liderado por Caiado já significa “meio caminho andado” para alcançar o objetivo de renovar o mandato no Senado.
Vanderlan se soma a outros três nomes da base que estarão na disputa também por uma vaga no Senado: Gracinha Caiado (União), Zacharias Calil (MDB) e Alexandre Baldy (PP). Nesse tabuleiro, a construção de alianças e o peso político da base podem ser determinantes para definir quem chegará competitivo à reta final da eleição.
You must be logged in to post a comment Login