Nos primeiros 6 meses de 2015 foram registrados 31.228 crimes contra o patrimônio em Goiânia, assim entendidos os roubos e furtos contra o cidadão, estabelecimentos comerciais, residências e a veículos. Implica dizer que foram comunicados uma média de quase 174 crimes por dia só na cidade de Goiânia, que tem uma população de 1,412 milhão de habitantes. Os números são da própria Secretaria de Segurança Pública de Goiás.
A estatística assusta. São mais de 7 crimes por hora em Goiânia. A cada 8 minutos uma pessoa, estabelecimento ou veículo é roubado na capital de Goiás. Algo surreal. É praticamente impossível encontrar uma família em Goiânia que pelo menos um dos seus membros não tenha sido vítima dos ladrões.
A coisa é mais grave ainda se levarmos em consideração que muitas vítimas sequer registram a ocorrência do crime. Levantamento do Instituto Signates acerca da percepção da população sobre a segurança na capital mostrou de que todas as vítimas de crimes em Goiânia apenas 48% foram à delegacia registrar o crime. Considerando tal estudo nos damos conta de que a situação da violência em Goiânia é insustentável.
Enquanto a Secretaria de Segurança Pública do Governo Marconi tenta passar para a sociedade um quadro de normalidade, a verdade é que os números reais da violência em Goiás é mais do que o dobro do registrado na estatística do Governo, já que a sub-notificação das ocorrências é de 52%, segundo o estudo. Para espanto geral dos goianienses, o Governo não tem, sequer, ideia do número correto de ocorrências criminosas na Capital e por isso mesmo nenhum projeto para conter a criminalidade está em curso.